Você sabia que dá para ir estudar na Europa só usando a nota do ENEM? Sim! Para Portugal. Em 2014 o INEP firmou um convênio com a Universidade de Coimbra e, a partir desse momento, iniciou-se também uma parceria entre o Instituto do MEC e várias faculdades em Portugal.

Como estudar em Portugal? E quem pode participar?

Primeiro de tudo, lembre-se que para morar fora do país, ainda mais para a Europa, existe uma documentação que precisa ser feita: passaporte e visto, no mínimo. Além disso, para cursar uma faculdade você vai precisar de comprovantes de classificação em provas e algumas outras coisas.

Preparamos uma lista com todas as 27 universidades e os links para suas páginas. Lá dá para ver as opções oferecidas e pesquisar mais informações sobre exigências e documentação:

Cada universidade tem suas exigências. Em geral, as faculdades costumam exigir que o estudante tenha feito alguma edição da prova do ENEM nos últimos 3 ou 4 anos e ter obtido uma nota em torno de 500.

A notícia não tão boa é que nesse programa, especificamente, não existe financiamento ou bolsas do governo brasileiro, então as mensalidades precisam ser pagas pelo estudante.

E aí? Curtiu alguma universidade? Ou gostou da ideia de viajar e estudar? Se sim, se liga na nossa Série Intercâmbios, lá tem muita coisa legal para te ajudar na hora de escolher para onde ir.