Imagem destaque Post Que dia é a Black Friday 2017

Com a chegada do mês de novembro, a gente percebe que mais uma vez é Natal. E quem abre o combo da temporada de compras de final do ano é a tão esperada Black Friday. Nascida nos Estados Unidos, a data acontece um dia após o feriado de Ação de Graças, ou seja, na última sexta de novembro, um mês antes da véspera do Natal.

A data se tornou uma excelente oportunidade de encontrar aquele produto tão sonhado e, o melhor de tudo, por um precinho camarada – pelo menos isso é o que a teoria da Black Friday dita.

Entretanto, ATENÇÃO: é comum encontrarmos – supostas – super promoções. Descontos inacreditáveis e preços fictícios. Já ouviu aquela famosa frase “metade do dobro do preço”? Então, cuidado para não cair nessa!

Ok, você veio aqui para descobrir a data da Black Friday e nós estamos te dizendo muitas outras coisas, não é? Sim! Nós temos muito mais a dizer do que o que cabe num post sobre a Black Friday. Me dá mais 1 minuto da sua atenção e você já vai entender porquê.

A Black Friday tem crescido, ano após ano. Hoje em dia, ela só perde para o Natal em números de vendas no Brasil. Falando em números, vamos dar uma olhadinha nesses aqui:

Em 2016, somente nos Estados Unidos, mais de 3 bilhões de dólares foram gastos somente nesta sexta feira. Se o feriado inteiro de Thanksgiving for contabilizado, foram 5.27 bilhões.

Uma comparação ajudaria a criar uma perspectiva aqui, né? –

Esses mais de 5.2 bilhões são maiores que o PIB (Produto Interno Bruto) de 16 países do continente africano. Dúvida? aqui.

Números grandes demais, não acha? Ao incluir todo mês de novembro e dezembro, foram gastos 655.8 bilhões. Isso é mais do que tudo que a Argentina produz em um ano. Assustador, não é!?

No Brasil, só em vendas online, foram gastos 1,9 bilhão de reais na Black Friday de 2016, segundo o Ebit.

Mas você já parou para pensar, por que compramos tanto? –

Queremos que você pense com a gente sobre isso.

Nós sabemos que discutir a Cultura do Consumo, o desenvolvimento sustentável, o consumo consciente, e mais um monte de termos bonitos para explicar que estamos abusando do nosso planeta têm sido cada vez mais comum, mas a questão é: quais alternativas nós temos? Que atitude podemos tomar? Como consumir sem peso na consciência?

Temos uma sugestão. Troque a Black Friday pela Love Friday –

Ao invés de apenas comprar, multiplique. Esse ano, decidimos sair do jogo padrão do mercado, colocamos o peito pra fora e, por isso, estamos levantando a bandeira de um consumo responsável, democrático e compartilhável. Na Love Friday você compra com 50% de desconto e a cada produto vendido nós doamos 10 bolsas de estudos para quem não tem acesso a direitos básicos como educação de qualidade. Ao invés de apenas comprar, multiplique.

Já que promessa é dívida aqui está a data da Black Friday 2017: 24/11. E a nossa dica de ouro: compre com consciência S2

Quero multiplicar!