Você conhece o Ciência sem Fronteiras (CsF)? É um programa do governo federal que concede bolsas para estudantes no exterior, nas modalidades de graduação e pós-graduação. O objetivo é estimular a qualificação científica e tecnológica por meio do intercâmbio, tornando os jovens brasileiros mais competitivos no mercado de trabalho.

Nesta terça-feira (26), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) órgão do Ministério da Educação responsável pelo programa divulgou nota oficial informando que o CsF passará por uma reformulação.

 

Após análise técnica, foi determinada a suspensão das bolsas para cursos de graduação. Na pós-graduação, o benefício permanece. – 

 

1Mais de 500 bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras reunidos na Expo Milão, em outubro de 2015, na Itália. CNPq.

O argumento para o corte seriam os gastos com a graduação sanduíche, que é quando você começa um curso aqui, faz uma parte no exterior e depois volta para terminá-lo. Em 2015, o valor chegou a cerca de R$ 3,248 bilhões para atender 35 mil bolsistas, mesma soma investida na alimentação escolar de 39 milhões de alunos.

A novidade

Em contrapartida, a verba será destinada para cursos de idiomas, no Brasil e no exterior, voltada aos  jovens de baixa renda matriculados no Ensino Médio da rede pública. A seleção para novas bolsas está suspensa desde 2014 e ainda não foram divulgadas datas para a retomada do programa com o novo foco.  

O que você achou da mudança? Assim que tivermos mais novidades sobre o CsF e outras oportunidades, traremos pra você. Segue a gente! Até 🙂