capa post Vilões do ENEM como dominar a prova

Na contagem regressiva para o ENEM, o Me Salva! apresenta os vilões que ressurgem todos os anos. Eles atacam todo o tipo de estudante: do mais aplicado até o procrastinador profissional. Veja quais são top vilões dos Enem, e confira as nossas super dicas.

1. O branco na hora da prova

O “branco” na hora da prova pode durar 1, 2 minutos ou até mais tempo. Para evitar que isso ocorra no Dia D, procure descansar, ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

Caso o estresse não seja dominado e o branco venha com tudo na hora do Enem: calma! Passe para a próxima questão e resolva o que você tiver maior facilidade. Outra técnica é escrever o que você já sabe no papel, com isso a memória será estimulada a conectar as informações que você precisa.

2. O tempo, ou a falta dele: conseguir fazer todas as questões

Haja fôlego para uma prova de até 5h30. Para administrar o tempo comece a prova pelas questões que são mais fáceis para você. Assim você vai ter certeza que mandou bem nos conteúdos que domina, irá avançar mais rápido na prova e deixar o restante do tempo para resolver as questões mais difíceis.

Fique ligado:

  • evite permanecer muito tempo em uma questão, passe para a próxima e retorne para ela no final da prova.
  • crie símbolos para identificar as questões que você deixou para trás, isso irá ajudá-lo a perder menos tempo quando for retomá-las. Vale também você já deixar assinaladas as possíveis alternativas corretas.
  • reserve 30 minutos para preencher o cartão de respostas. Se você esquecer de preencher ou preencher errado, a prova pode ser até cancelada.

3. Os enunciados longos e complexos

O segredo é começar de trás para a frente. Leia primeiro o que a questão pede e depois o texto de forma geral. Use o enunciando como fonte de consulta e não tenha medo de riscar as informações que você achar importante.

4. A temida: Falta de Sorte

A gente sabe que às vezes acontecem coisas que fogem do nosso controle. Mas o melhor é sempre evitar dar chance para o azar. Então:

  • conheça o local da prova antes do dia do ENEM
  • verifique se está levando tudo o que precisa para a prova
  • saia com antecedência de casa, chegue pelo menos uma hora antes no local da prova. Lembre que você precisa chegar no local, encontrar a sala certa, dar uma ida no banheiro…etc. Fazer as coisas na correria pode deixar você ainda mais nervoso.

E não se esqueça, não é questão de sorte. Você passou o ano todo se preparando para esse dia. Vai lá e arrasa!