miniatura-quando-sai-a-nota-do-enem

A Nota do ENEM 2018 será divulgada no dia 18 de janeiro de 2019 – sexta feira. Para os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio as notas só serão divulgadas em março em data ainda a ser divulgada.

Para driblar a ansiedade até lá aproveite para descansar, se já tiver feito as últimas provas e trabalhos da escola, ou, até mesmo, as provas dos Vestibulares Regionais.
Mas para não deixar ninguém “na mão” separamos algumas respostas para as perguntas mais frequentes neste período entre as Provas e os Resultados do ENEM.

Como consultar o Resultado do ENEM

Para fazer a consulta das notas é só acessar o site oficial do ENEM, na Página do Participante. Após logar você terá acesso ao link para o resultado. Este será o momento em que você também poderá ter acesso ao Boletim de Desempenho Individual do ENEM 2018 que mostra os resultados separados por prova e da redação.

Este será o momento em que você também poderá ter acesso ao Boletim de Desempenho Individual do ENEM 2018 que mostra os resultados separados por prova.

Como saber se fui bem no ENEM

Primeiro: para classificar para qualquer processo seletivo do Governo como SISU, Prouni e Fies você precisa pelo menos não ter zerado na redação. Tanto para o SISU, quanto para o PROUNI e FIES existem notas mínimas.

Para o SISU as notas mínimas variam de curso para curso e universidade. Já para o PROUNI e FIES as notas mínimas ficam em 450 pontos. Como o objetivo de facilitar na hora da inscrição e você já ter uma ideia dos cursos que você pode concorrer, existem ferramentas como o Simulador SISU, por exemplo

que fazer com a Nota do ENEM

Temos um aqui guia completo dando todos os detalhes sobre o ENEM e os processos seletivos do SISU, PROUNI e SISU. Além disso, várias universidades privadas e públicas também usam as notas do ENEM nos seus processos seletivos, vale consultar as regras de cada instituição de ensino.

Mas antes de qualquer coisa é importante ficar ligado nas datas. Janeiro e Fevereiro são os meses que ocorrerem as inscrições, abaixo seguem as principais datas:

Cronograma SISU 2019:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado 1ª chamada: 28 de janeiro
  • Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

Cronograma PROUNI 2019:

  • Inscrições: 29 de janeiro até 1 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro
  • Resultado da 2ª chamada: 18 de fevereiro de 2019
  • Inscrições na Lista de Espera: 7 a 8 de março

E aí?! Deu para acalmar um pouco o coração. Se tiver mais dúvidas é só mandar aqui para a gente no Fórum Tira-Dúvidas do Me Salva!