Miniatura Post Data e Dicas Inscrições SISY 2019

As inscrições do SISU 2019 irão acontecer de 22/01 até 25/01. Antes disso, é importante ficar de olho na data em que as Notas do ENEM irão sair. As notas estão com data marcada para serem divulgadas para o dia 18/01 – mas é importante ficar atento, pois a divulgação das Notas pode ser antecipada, assim como foi feito em 2018. Com as notas do ENEM em mãos, ficará bem mais fácil para você simular sua Inscrição no SISU e já ver as suas possibilidades de aprovação.

Além disso, vale ficar por dentro sobre o funcionamento do Sistema de Seleção do SISU e de algumas “dicas” para mandar bem na inscrição e garantir a sua vaga na federal dos seus sonhos.

Modalidades de Inscrição e Vagas Ofertadas no SISU

O sistema de Seleção do SISU – Sistema de Seleção Unificada é um sistema que faz a seleção para universidades públicas de forma informatizada. Para se inscrever é preciso ter feito a última edição do ENEM, não ter zerado a redação e ter concluído o Ensino Médio durante o ano letivo de 2018. Para acessar o sistema é preciso ter em mãos o número da inscrição e senha do ENEM, que você consegue pegar na página do participante.

Existem três modalidades de inscrição: ampla concorrência, cotas e ações afirmativas das próprias instituições.

As vagas destinadas à ampla concorrência são para estudantes que estudaram em escola privada, e que não se enquadram nos critérios de renda familiar mínima de até um salário mínimo e meio por pessoa, nem se autodeclaram como pretos, pardos, ou com deficiência física.

Já a modalidade por cotas destina 50% das vagas para estudantes que estudaram em escola pública – dentre as vagas destinadas aos estudantes de escola pública, ainda metade das vagas são reservadas para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, um percentual das vagas por cotas é reservado a estudantes declarados pretos, pardos ou indígenas e com deficiência física. Este percentual é calculado de acordo com a porcentagem de pessoas com estas características dentro do estado da federação onde cada universidade se situa.

Além disso é facultada a cada universidade a adoção de políticas afirmativas próprias que podem atribuir bônus a nota de estudantes com determinados perfis para que concorram junto aos demais estudantes.

Ao final é importante saber que você irá concorrer somente com os inscritos na mesma modalidade de inscrição que você optou no momento da inscrição. Por isso preste atenção na hora de selecionar a modalidade de inscrição e no número de vagas destinados por curso e universidade para cada modalidade de inscrição.
Você pode consultar o número de vagas por univeridade e cursos atualizado nesta página do site do SISU.

Dicas para mandar bem na hora do SISU

1. Modalidade da Inscrição

Fique atento a modalidade da inscrição, se inscrever na modalidade de cotas pode aumentar as suas chances, por exemplo, já que a nota de corte poderá diminuir dependendo do universo de estudantes que você estiver concorrendo dentro da modalidade que você selecionou.

2. Escolha dos Cursos

Na escolha dos cursos indique na 1ª opção e na 2ª opção cursos que você realmente tenha interesse, pois diferente dos outros anos, se você for selecionado na segunda opção não terá mais a oportunidade de se inscrever na Lista de Espera.

3. Monitore a pré-classificação do SISU

Monitore a pré-classificação do SISU, as Notas de Corte do Sisu são atualizadas diariamente durante as inscrições, o que significa que em um dia você pode estar dentro da lista de selecionados, e já não estar mais no dia seguinte. Isso acontece porque a medida que as pessoas vão se inscrevendo as Notas de Corte do último colocado na lista de vagas de cada curso vão mudando. Acompanhar diariamente a pré-classificação pode te ajudar a ir mudando as opções de cursos e universidades de acordo com as Notas de Corte – mas vamos reforçar, jamais escolha um curso só para dizer que passou – avalie o seu interesse na profissão e se mudar de cidade, ou até mesmo de estado é uma opção.

4. Nota de Corte x Concorrência

Fique de olho na concorrência, às vezes a Nota de Corte pode ser menor para uma universidade e/ou cursos específicos, mas também a quantidade de candidatos concorrendo por vaga ser bem maior.

5. Conheça os critérios de seleção de cada universidade

Também é uma boa dica ler os editais das universidades para saber, por exemplo, se alguma prova tem peso maior por curso: por exemplo, a nota da prova de Matemática e suas Linguagens ter um peso maior para quem for se candidatar para um curso da Engenharia. Veja também se existe pontuação mínima para disputar a vaga, algumas universidades podem adotar este critério.

6. Cronograma do SISU

Esteja atento aos prazos. O resultado da primeira chamada sai no dia 28/01. Caso você não tenha sido selecionado, é a hora de fazer a inscrição na Lista de Espera. Durante as matrículas ocorrem muitas desistências e nesta hora a Lista de Espera pode ser uma chance e tanto de você conseguir entrar na universidade pelo SISU ainda em 2019.

Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado 1ª chamada: 28 de janeiro
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
Convocação Selecionados na Lista de Espera: 7 de fevereiro