imagem destaque post do que levar ou não levar para a prova do enem

Chegou a hora de organizar o que levar para a prova do ENEM. Não é um final de semana inteiro fora de casa, mas 5h30 horas é um tempo considerável, o que equivale a mais de 20% de um dia inteiro. Então se liga no que você deve levar para a prova, e também nas coisas que você deve deixar em casa.

1. Documento original com foto:

O que levar:  carteira de identidade, carteira nacional de habilitação válida, carteira de trabalho, passaporte, certificado de dispensa de incorporação e certificado de reservista
O que NÃO levar:  título de eleitor, CPF. Não serão aceitos carteira de estudante ou de empresas

2. Caneta esferográfica de tinta preta com corpo transparente:

O que levar:  procure levar mais de uma caneta, se uma falhar você tem outra de reserva. Outra cor de tinta, que não seja a preta, impossibilita a  leitura óptica do cartão de respostas.
O que NÃO levar:  lápis, lapiseiras, borrachas, canetas de outras cores que não sejam a da cor cor preto e de corpo transparente, celulares e aparelhos eletrônicos e relógios em geral. Neste ano, os fiscais das provas contarão com aparelho detector de metais, e itens, como aparelho celular, armas com permissão de porte (nestes casos a prova deverá ser realizada em sala extra) deverão ser colocados em um porta-objetos com lacre, que irá ficar embaixo da cadeira.

3. Cartão de confirmação do ENEM 2017:

Levar ou NÃO levar?  Este ano a apresentação do cartão de confirmação não será obrigatória. Além disso o cartão de confirmação não será mais enviado pelos correios, fica de responsabilidade do estudante a consulta e impressão. Embora o INEP não cobre a apresentação do cartão no momento da prova, é recomendado que você leve o cartão junto com você, já que ele contém informações importantes que você precisa ter em mãos, por precaução como:

  • seu número de inscrição no Enem
  • data, horário e o local de prova
  • indicação de atendimentos especializados, de acordo com o que foi solicitado no ato da inscrição para o caso de necessidades especiais, gestantes, lactantes e etc
  • opção da língua estrangeira que cairá na sua prova
  • solicitação de certificado, caso necessário

4. Lanche e água:

Para estar preparado para tanto tempo de prova, leve um lanche e pelo menos uma garrafinha de água. Lembre que com fome, ou sede seu rendimento não será mais o mesmo. Mas o que é aconselhável levar? Existe algum alimento proibido?

O que levar: procure levar alimentos que possam te dar energia, sejam saudáveis em calorias e em nutrientes, e de fácil manuseio. Um boa opção é uma barrinha de castanha, que possui baixa quantidade de gorduras e produz o efeito de saciedade. Frutas com baixa quantidade de açúcar (índice glicêmico) também são uma opção. Neste grupo se encaixam frutas como o morango, ameixa, pêssego, kiwi, goiaba, maçã ou pera.

O que NÃO levar: evite levar alimentos com alto nível glicêmico, muito doces, como, sucos de caixinha, refrigerantes e balas, e frutas de alto índice glicêmico (IG), como banana, uva, manga, melancia, abacaxi e sucos de laranja e uva. A ingestão de alimentos com altos níveis de açúcar pode causar sono e baixa concentração.

Evite também alimentos muito salgados, pois podem te causar sede, e, consequentemente, te levar a beber mais água do que o normal e fazer você perder tempo de prova com repetidas idas ao banheiro.

ALERTA: alimentos industrializados como bolachinhas e salgadinhos terão de estar com a embalagem lacrada e serão revistados na entrada da sala em que você fará a prova.

5. Roupas e acessórios:

O que usar:  procure usar uma roupa confortável para ficar sentado(a), e que esteja de acordo com temperatura e o tempo na sua cidade.
O que NÃO usar: é expressamente proibido utilizar óculos escuros, chapéus, viseira, gorros e similares durante a prova. Então procure já deixar em casa este tipo de acessório.  

E aí, já está por dentro de tudo o que pode e não pode ser levado para a prova? Se ficar com dúvidas é só postar nos comentários que a gente te ajuda…Tá bem?

Ah, e conta com a gente na Operação ENEM e no nosso Fórum Tira Dúvidas 24 horas com muitos conteúdos liberados e gratuitos, para você revisar os assuntos que mais caem no ENEM e ir com tudo para a prova!