Imagem Miniatura Capa Post O que fazer uma semana antes do ENEM

Falta uma semana para o ENEM e você está em dúvida sobre o que fazer? Tanto faz se você passou o ano se preparando ou não estudou nada e está correndo atrás do tempo: os sentimentos são os mesmos para todo o mundo. Por isso, independente do quanto você se dedicou aos estudos, confere as dicas que preparamos para você tirar de letra os desafios da reta final. Vamos lá?

1. Fique informado

Ler e assistir a jornais é uma boa pedida para intercalar a revisão dos conteúdos. Preste atenção às notícias de política e economia nacional e internacional. Mas não se desespere: você não precisa ler o jornal todo, comece prestando atenção às manchetes e aos subtítulos e leia as matérias com os assuntos de maior repercussão. Estar informado, pode ser valioso tanto na hora de resolver questões que envolvem atualidades, quanto na hora de escrever a redação.

2. Conheça o local da prova antes do dia

Essa dica pode até ser batida, mas não menos importante. Afinal, ninguém quer fazer parte dos memes do ENEM 2017. Reserve um tempo para simular o trajeto até a prova, analise os diferentes caminhos e calcule o tempo de deslocamento considerando que no dia do exame poderá ter mais tráfego. Programe-se para chegar ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Fique ligado: os portões fecham 5 minutos antes da prova.

3. Mantenha uma rotina de estudos

A gente sabe que a vontade de largar os estudos e dar uma boa descansadinha é grande. Mas manter o ritmo de estudos, mesmo que um pouco mais leve, e revisar os assuntos que mais caem é importante na reta final. Assim, no dia da prova você estará com os conteúdos frescos na memória. Por outro lado, é roubada virar a noite estudando, já que cansado você ficará mais estressado e com mais dificuldade para memorizar os conteúdos. Para te ajudar a manter o foco na revisão dos conteúdos mais importantes para a prova fique ligado na programação gratuita da Operação ENEM.

4. Treine para a prova com exercícios

Praticar a resolução de questões de provas do ENEM de anos anteriores é uma boa forma de conhecer a prova e treinar o tempo que você irá levar para resolver cada questão. Fazer exercícios também é uma ótima maneira de identificar os conteúdos que você possui mais dificuldade e que precisam ser revisados com maior dedicação. Não sabe por onde começar? Acessa o simulado inédito e gratuito da Operação ENEM, com todas as questões resolvidas passo a passo. 🙂

Veja também:
Banco de Provas: pratique com provas do Enem e de vestibulares anteriores

5. Dê uma pausa nos estudos

Com a proximidade da prova, os vilões do cansaço, da ansiedade e do medo parecem ficar ainda mais fortes. E sentir isso é NORMAL! Sair de casa um pouco, ir ao cinema, ver os amigos, ou até mesmo sair para jantar com a família, podem ser coisas que vão te ajudar a dar aquela desopilada e ficar firme e forte para encarar o próximo dia de estudos.

Além disso, não tenha vergonha de desabafar e conversar com pessoas que podem te ajudar a atravessar esta etapa. Fazer isso pode aliviar a pressão e o nervosismo e te ajudar a ver que você não está sozinho. Contar com outras pessoas, pode fazer toda a diferença, por isso conte também com a equipe do Me Salva! para te preparar para lidar com todos estes vilões e o que mais vier pela frente.

Veja também:
Fórum Tira Dúvidas 24 horas