post gabarito do enem 2017

Após terminar a primeira prova a ansiedade é grande. Será que fui bem? Quantas questões será que eu acertei? Ainda tenho chance? Vale a pena seguir em frente? Para estas e outras perguntas relacionadas ao Gabarito do ENEM 2017 preparamos este post com tudo o que você precisa saber para acalmar o coração e seguir em frente.

Gabaritos extraoficiais: rapidez x exatidão

O Gabarito oficial do ENEM será divulgado até o dia 15/11, três dias úteis depois da última prova. Socorro! Tempo demais para esperar! Calma: logo depois da realização da prova, com a liberação da saída com os cadernos de questões, já começarão a ser divulgados os chamados “gabaritos extraoficiais”. Desde escolas, cursinhos e até mesmo grandes portais de notícias, muita gente fará correndo a correção da prova para sair na frente e conseguir liberar o Gabarito em primeira mão. Legal, né!? Não, pois na pressa muitas questões podem ser corrigidas de forma errada.

Como não poderia deixar de ser diferente, nós do Me Salva! também faremos a correção da prova assim que o exame terminar. A diferença é que a prioridade dos nossos professores não será entregar o gabarito mais rápido, e sim o mais exato possível. Por isso fique tranquilo, acessa a nossa página do Gabarito do ENEM, na segunda-feira, insira as suas respostas com calma e conta para a gente como você está se sentindo. Além disso, quando o Resultado do ENEM sair, enviaremos para você as possibilidades de cursos que você pode concorrer com a sua nota. Tudo isso, de acordo com o que você nos contou quando inseriu as suas respostas para ter acesso ao Gabarito.

Dica para acalmar a ansiedade:

Procure relaxar depois da prova e fazer qualquer coisa que não seja relacionada ao ENEM. Deixe para conferir os resultados na segunda. Ver o Gabarito um dia antes ou depois não vai mudar em nada a sua nota. Além disso você pode correr o risco de ficar desanimado sem necessidade, caso pegue um gabarito com muitas questões corrigidas de forma errada.  

Como saber se eu ainda tenho chances de passar no ENEM 2017

Se você viu que acertou mais questões do que errou: uhull, muito bem!!! Mas se você errou mais questões do que acertou, ou empatou o números de acertos com o de erros: FIQUE CALMO, você ainda tem chances de melhorar a sua nota final com o segundo dia de prova do ENEM. Além disso, fique ligado, pois os Gabaritos não contam a correção da Redação.

Então você vai ler essa parte do texto e vai pensar: “Falar para ficar calmo é fácil, mas ficar calmo é outra coisa. OK, a gente sabe que não é fácil (até porque já passamos pelo ENEM, também), por isso acessa o Me Salva! Ombro Amigo e abra o seu coração com a gente, que iremos te ajudar a se acalmar, e focar na segunda etapa da prova!

Quanto vale cada questão do ENEM?

O sistema de correção da prova do ENEM é feito pelo TRI (Teoria da Resposta ao Item) que calcula a nota final com base no padrão de acertos, e separa as questões por níveis de dificuldade. O que significa que as questões valerão pontuações diferentes, de acordo com o padrão de respostas de cada pessoa. Se o estudante acerta questões de alta ou média dificuldade, o sistema entende que este mesmo estudante também deva acertar questões de nível fácil na mesma proporção. Caso contrário ele atribui uma pontuação menor, pois não é observado um padrão lógico de respostas, o que indica que o acerto de determinadas questões pode ter sido por sorte.

Para alimentar o banco de dados do MEC com questões, é realizado um pré-teste com estudantes de todo o Brasil para qualificar quais questões devem ser consideradas de nível fácil, médio ou difícil. Esse grau de dificuldade é atribuído de acordo com o padrão de erros e acertos destes estudantes. Se a maioria dos estudantes acertou ou errou uma questão, ela pode ser considerada de nível fácil ou difícil, e assim por diante.

Por o método do TRI se basear em um sistema com métodos probabilísticos e estatísticos, e com questões com pontuações diferenciadas de acordo com o padrão de respostas de cada estudante, é impossível calcular a nota do ENEM antes dos Resultado oficial divulgado pelo MEC.

Quando sai o Resultado do ENEM 2017?

O Resultado do ENEM não tem data divulgada ainda, mas normalmente sai por volta do dia 20 de janeiro. Até lá programe-se para relaxar um pouco e aproveitar para recarregar as energias, já que independente do resultado da prova do ENEM, 2018 será um novo ano de estudos, seja na faculdade ou de volta aos estudos para o ENEM.

O importante, seja qual for o resultado, é não desanimar e seguir em frente. Cada um tem o seu tempo e o seu caminho. 🙂

Dica:

Assim que sair o Resultado Oficial do ENEM confira as opções cursos e universidades que você pode concorrer com a sua nota no Simulador SISU  do Me Salva!

É isso, turma. Fiquem firmes e fortes, e usem a consulta do Gabarito a favor de vocês, porque a prova do ENEM é uma prova não só de conhecimentos, mas também de persistência e foco. Certo?!