O cronograma das inscrições para o Sistema de Seleção Unificado – o famoso SISU – do primeiro semestre de 2018 foi divulgado ontem, no dia 12 de dezembro. Como não poderia ser diferente, preparamos uma lista com tudo que você precisa saber: o cronograma, as condições para inscrição, as notas de corte, vagas oferecidas, resultados e matrículas.

Cronograma:

As inscrições vão do dia 23 até o dia 26 de janeiro

Condições para inscrição:

Ter feito o ENEM 2017 e não ter zerado a redação. Além disso, existe mais uma condição: quem tiver feito o Exame com menos de 18 anos e que concluirá o Ensino Médio após o ano letivo 2017 não poderá se inscrever no SISU.

Documentação:

Para se inscrever no Sisu você só precisa do número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2017.

Mas tenha atenção: as universidades solicitam outros documentos para fazer sua matrícula. Fique atento para o que a faculdade que você se inscreveu exige – essa informação vai estar no sistema do SISU na hora da inscrição.

Esqueci meu número de inscrição e senha no ENEM, e agora?

É só entrar aqui.

via GIPHY

Vagas oferecidas:

Serão oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições no Brasil. O site do SISU tem uma ferramenta de pesquisa bem útil, para ver se o curso que você quer, a faculdade e sua cidade tem alguma vaga disponível pelo sistema. Você pode se inscrever em até duas vagas, deixando claro qual a ordem de preferência e turno pretendido.

As vagas do SISU também fazem parte das chamadas “políticas de ações afirmativas” – as cotas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e, também, para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e deficiente. Então, na hora da inscrição, você precisa definir qual a sua modalidade – ampla concorrência ou relativa às ações afirmativas. Nos links mais informações sobre as vagas e sobre as cotas.

Para encerrar o tópico, uma curiosidade (que também é uma dúvida de muitos): vagas para cursos EAD (ensino a distância) não são oferecidas pelo SISU!

Notas de corte:

A nota de corte no SISU é a menor nota para você estar entre os possíveis selecionados. O site do SISU calcula as notas de corte uma vez por dia durante o período de inscrição, mas, como uma referência sempre ajuda, deixo aqui uma lista com as notas de corte mais altas dos cursos mais procurados no SISU 2016:

  • 804,83 para Medicina na UEMS
  • 753,32 para Direito na UESB
  • 732,2 para Enfermagem na UFPA
  • 716,16 para Medicina Veterinária na UFPA
  • 708,3 para Administração na UFRJ

Dica: se você está ansioso e já quer ver as suas chances de aprovação no SISU acessa o nosso Simulador do Sisu.

Resultados

A chamada regular é dia 29/01

Para ver seu resultado, basta entrar no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Matrículas

Quando selecionado pelo Sisu, você precisa ver com a própria universidade as informações para a realização da matrícula, como o local, o dia e a hora, a documentação e possíveis outros procedimentos.

Até quando? de 30 de janeiro a 07 de fevereiro

Lista de espera

Finalmente, o último tópico. Quem não for selecionado em nenhuma das opções escolhidas, pode se inscrever na lista de espera. Nesse caso, só é válida a primeira opção de vaga escolhida.

Até quando? de 29 de janeiro a 07 de fevereiro

Os candidatos são chamados a partir do dia 09 de fevereiro.

Fique ligado: a chamada para matrícula é responsabilidade das próprias instituições, então acompanhe o site da universidade que você escolheu como primeira opção.