Elementos da Matemática estão no nosso dia a dia! Basta seguir o seu coração que você vai encontrar! ♡ =) Seja na geometria dos móveis da sala onde você está, na tela que você está usando para ler o nosso Blog, quando abre o jornal e interpreta os infográficos apresentados, ou mesmo quando precisa calcular rápido o troco de uma compra.

O que quero dizer é que, se a Matemática está em boa parte do que vemos, lemos, e no modo como experimentamos o mundo, por que não trazer estas situações para a prova? Pois é isso o que o ENEM tenta fazer na prova de Matemática. Pensando nisso, a gente preparou algumas dicas com os 5 conteúdos de Matemática que mais caem no ENEM. Além disso, fiquem ligados, pois disponibilizamos uma mapa mental exclusivo no decorrer do post. Vamos lá?

1. Conhecimentos Numéricos

Achou que iria escapar da “conta do troco”, né? Pois o ENEM gosta muito desse tipo de problema e não vai deixar passar a oportunidade!
Aqui entra a bendita Matemática Básica que encrenca a vida dos vestibulandos. São importantes os conceitos de conjuntos, desigualdades, divisibilidade, fatoração, razão, proporção, porcentagem, descontos/acréscimos sucessivos, juros, dependência entre grandezas, sequências e progressões (P.A. / P.G.) e princípios de contagem (combinatória)!

2. Conhecimentos Geométricos

Relações de área de figuras planas e volume de figuras espaciais são frequentes e podem aparecer.
Outra parte importante de conhecimentos geométricos envolve as relações trigonométricas que, na forma que aparecem aplicados na prova, pode não nos ser familiar a princípio. Posições de retas, simetria, semelhança de triângulos, Teorema de Tales, relações nos triângulos (famoso tio Pita para triângulos retângulos e seus primos, leis dos senos e cossenos) e circunferências são assuntos que são cobrados de forma contextualizada.
Uma tendência da prova é pedir interpretação de escalas com base em algum mapa/objeto em escala reduzida. Ou seja, escalas também estão na prova de matemática!

3. Estatística e Probabilidade

O ENEM costuma apresentar tabelas com séries de valores que medem algo e pedir conceitos e valores de média, mediana e moda e a variabilidade dos dados. Lembre-se que as medidas de variância e desvio padrão sempre são relacionadas à média, não à moda ou à mediana.
Eles dizem que pedem “noções de probabilidade”. Realmente são noções. Aquele famoso “o que eu quero pelo que eu tenho” pode vir a funcionar bem, mas problemas de probabilidade no ENEM normalmente vêm enfeitados com algo de análise combinatória e/ou estatística. Por isso, esteja atento sobre a aparente obviedade de algumas questões!

4. Conhecimentos Algébricos

Uhul! Agora sim, continhas de matemática!
Aqui se encontram as matérias que mais focamos no colégio. Gráficos e funções de 1º e 2º grau, racionais, exponenciais, polinômios, equações e inequações, as clássicas relações do círculo trigonométrico e as funções trigonométricas estão entre os temas cobrados.
Uma BOA noção dos conceitos de funções é fundamental aqui. É bom lembrar qual o significado no gráfico dos termos das equações de funções de 1º e 2º grau, o que acontece quando se varia algum dos termos e a consequência nos gráficos. Quando estudar funções, tente imaginar situações reais que se comportem como tal função; isso pode realmente ajudar.

Obs: Fica ligado, no final do texto disponibilizamos um mapa mental exclusivo de Funções de 1º Grau.

5. Conhecimentos Algébricos/Geométricos

É pedido que você saiba expressar e interpretar relações que são ou não funções, mas que possam ser expressas no plano cartesiano. Retas e circunferências são bons exemplos – por isso, conheça a cara das equações! Saber quando retas são paralelas/perpendiculares é importante, assim como montar as equações dessas retas e expressá-las em gráficos.
“E matrizes? Você não falou de matrizes!”. Cai? Sim e não. Se cair, provavelmente será na forma de sistemas lineares (matriz 2×2) e você pode escolher como resolver. Vai do seu gosto para decidir. Olha que liberdade! =)
Tenha claro sobretudo os conceitos principais de cada uma das matérias. Será cobrado cálculos simples, porém em contextos não tão simples de interpretar.

Gostou das dicas de conteúdos que mais caem? Então aproveita e acessa aqui para receber o mapa mental exclusivo que fizemos de Matemática para a matéria de Funções de 1º Grau!!