Fazer Medicina e se tornar um Médico (não é mesmo?!) é um sonho de muita gente. Isso envolve muitos desafios e um deles é saber, de verdade, como é a profissão. Foi pensando nisso que surgiu a Oficina de Habilidades Médicas.

E o que é isso?

É um projeto muito legal da Comissão de Formatura da turma de Medicina da Universidade Federal Do Piauí, em Teresina, que tem como objetivo mostrar aos vestibulandos um pouco das atividades de um médico, compartilhando um pouco sobre as práticas no curso médico e difundir esse conhecimento. É UM DIA DE MÉDICO PARA VOCÊ!

via GIPHY

Legal! Quero mais informações

É, basicamente, um curso de Medicina Prática de um dia.

Quando?

No dia 04 e 11 de março;

Onde?

No Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Piauí, no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, em Teresina;

Quanto?

A inscrição custa 70 reais;

Quantas vagas?

200 vagas por dia – 100 para a manhã (das 8h até o meio dia) e 100 para a tarde (das 14h às 18h);

E como funciona?

A Oficina toda é dividida em quatro módulos. Cada módulo tem estações com casos clínicos para serem trabalhados. O mais famoso é o módulo de sutura, onde os participantes aprendem vários tipos de pontos.

Como se inscrever?

Só clicar aqui!

Quer saber mais sobre os módulo? Confere aqui:

Módulo Cirúrgico

Nele rola um curso de sutura básico, ótimo pro pessoal ver como é suturar na vida real e já dar uma praticada (spoiler: vai ter uma língua de boi para cada um para fazer vários tipos de pontos). Já são apresentadas técnicas bem comuns no cotidiano médico pro pessoal ir conhecendo.

Módulo de Urgência e Emergência

Esse módulo tem duas estações: uma de RCP (reanimação cardiopulmonar) e outra de ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma) – neles os formandos falam sobre reanimação cardiopulmonar (quando fazer, por que fazer e qual deve ser a técnica). Além disso, tem uma oficina sobre engasgo, para mostrar os primeiros sinais e as técnicas para contorná-lo e impedir complicações. Fora tudo isso, é mostrado um atendimento a um politraumatizado numa das estações.

Módulo Clínico e de Técnicas Médicas

Aqui o pessoal aprende a técnica de aferir pressão, medir pulso, testar os principais reflexos, o funcionamento de alguns instrumentos médicos e, além disso, mostrar o passo a passo que o médico toma para dar um diagnóstico.

Módulo de Tira dúvidas

Como diz o nome, é o momento de perguntar tudo que quiser. Nele também os estudantes são apresentados ao curso de Medicina da UFPI.

Inscrições aqui!

E se você também está se preparando para entrar na faculdade de medicina, aproveita e dá uma olhadinha no nosso Curso Extensivo ENEM MED 2018.