Imagem-Destaque-Post-Como-escolher-uma-profissão-Imagem-Estrada

Ficar rico ou fazer o que gosta, como equilibrar isso em sua escolha profissional?

 

É provável que você já tenha uma visão, ou uma ideia do que é ter sucesso profissional. Vai trabalhar muito e antes dos 30 anos poderá ser um Tony Stark ou mesmo um Bruce Wayne. Aos 40 já vai ter viajado tanto pelo mundo que seu sobrenome já é jet lag. E para fechar o rolê você vai aproveitar o final da vida em alguma praia no Caribe. Show, não?   

Agora, o que vale mais nessa vida? Ganhar dinheiro ou ser feliz no trabalho? Será que é possível trabalhar com o que gosta, e ainda ganhar bem com isso?

que é sucesso profissional?

Primeiro precisamos ter em mente o que é o dito “sucesso profissional”. Para isso, vamos relacionar “sucesso profissional” com o sentido da palavra “sucesso”, que no dicionário significa atingir um objetivo, ou meta.Então sabemos que o sucesso profissional está ligado ao objetivo que foi traçado.

Logo, se o seu objetivo é ficar milionário com a profissão e você consegue isso, parabéns para você! Agora se seu objetivo é viver como diz aquele ditado antigo “faça o que gosta e não terá que trabalhar um só dia” e você alcança isso, parabéns por isso também!

Mas além disso de ganhar dinheiro ou fazer o que gosta, sucesso profissional também é sobre ser bom no que você faz. Se as empresas te procuram, se você é elogiado pelo teu boss todos os dias, ou até mesmo se ganha prêmios e é reconhecido na sua área de atuação. Isso também é sucesso. Seja sendo feliz ou recebendo um bom salário (ou os dois ao mesmo tempo).

Então agora que já sabemos o que é “sucesso profissional”, vamos comparar os modelos.

Ganhando grana


via GIPHY

Como diria o sábio poeta 50 Cent “Get Rich or Die Trying”. Esse caminho pode pautar sua escolha profissional em muitas esferas: qual curso fazer, qual empresa trabalhar e qual cargo exercer.
Normalmente, quem prioriza os salários mais altos, vai tentar buscar cursos, empresas e posições que possam lhe propiciar este tipo de sucesso profissional..

Se faz parte do seu sonho ganhar grana, você deve procurar profissões do futuro e empresas em expansão. Além disso, deverá sempre estar atualizado em todas as inovações que acontecem constantemente e saber aproveitar as oportunidades.

Eu só quero ser feliz


via GIPHY

Bom, você decidiu por esse caminho belo e florido que parece ser o da felicidade no trabalho. Agora é hora de tentar entender: o que raios te faz feliz? Sim, você tem predisposições, talentos, e até mesmo dons enviados dos céus. Mas o que te satisfaz? Ainda não tem muita ideia? Um começo é tentar se conhecer melhor. Aqui, por exemplo, tá uma dica de Teste Vocacional liberado gratuitamente pela Que Curso.

Para chegar na tão sonhada felicidade, é importante que você pesquise os cursos e as profissões com as quais mais você se identifica.. Não deixe de conhecer a teoria e a prática de cada área que você pensa se encaixar no seu perfil. Conheça os campos de atuação e troque ideia com pessoas que já trabalham na área.

Lembre que o caminho da felicidade também terá altos e baixos. Por isso, procure saber o máximo possível sobre a sua futura profissão antes de se decidir em definitivo por um curso.

Eu sou o melhor


via GIPHY

Essa é a outra maneira que você pode alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Aqui você tem que tentar ser o melhor. Não que isso não aconteça nas duas opções acima, mas o foco aqui é reconhecimento.

Procure o curso em que você possa ter maior aptidão e bora fazer sucesso. Para isso procure o curso em que você se sente mais seguro de que pode dar o seu melhor. Além disso, lembre que nada vem sem dedicação e comprometimento. Para isso você precisará de determinação, foco, fé e força. Além, é claro, de estar ligado nas movimentações do mercado, para sempre estar no lugar certo e na hora certa.

Grana x Felicidade


via GIPHY

Pode parecer enredo de novela mexicana, daqueles que a mocinha tem que escolher entre o ricaço que vai dar a ela todo conforto que precisa, ou se ela fica com o pobretão que ela tanto ama.
Claro que no mundo real não tem isso, você não necessariamente precisa escolher entre um e outro. Tem como ganhar grana e ser feliz ao mesmo tempo. A decisão aqui é na verdade qual dos dois você vai priorizar.

Fazer o que se gosta, por algumas vezes, pode custar algum tempo até chegar em um bom patamar de grana, salário, promoções e afins. Já trabalhar em profissões do momento, podem te fazer “rico”, mas também podem te frustrar se a sua escolha for baseada unicamente em ganhar dinheiro.

Mesmo sabendo tudo isso, esse é só o começo da sua jornada. Existem muitas possibilidades e direções, e saiba que nenhuma delas está certa ou errada. Ninguém deve ser julgado por querer ganhar dinheiro, ou por ser feliz vendendo a sua arte na beira da praia. Por isso, independente da sua escolha, estamos torcendo pelo seu sucesso profissional.