Como estamos em plena maratona de vestibulares 2018, vamos falar agora da UFSC. Aqui você ficará por dentro da distribuição das vagas, cronograma, organização das provas e muito mais. Se liga nas informações e boa prova.

Vagas

Esse ano vão ser oferecidas 4.551 vagas em 101 cursos de graduação em cinco campus diferentes: Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville. Em 2018, 50% do total de vagas serão para estudantes de escola pública, distribuídas assim:

  • 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50 em 2017) per capita (por pessoa). Dessas, 32% serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e, desses 32%, 22% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Os outros 68% serão para candidatos sem autodeclaração étnico-racial, das quais 22% serão reservadas às pessoas com deficiência;
  • Os 25% que sobraram serão para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita. A lógica de distribuição é a mesma: 32% para a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, das quais 22% serão reservadas às pessoas com deficiência. 68% serão reservadas a candidatos sem autodeclaração étnico-racial, das quais 22% serão reservadas às pessoas com deficiência.

Se você quiser ver a distribuição de vagas por semestre, é só clicar aqui.

Aí vão os 10 cursos mais concorridos considerando o número de candidatos por vaga. Também dá pra ver uma tabela com a relação de inscritos por vaga de todos os cursos.

1) Medicina – Diurno – Florianópolis – 227,49 candidatos por vaga

2) Direito – Diurno – Florianópolis – 45,16

3) Psicologia – Bacharelado/Licenciatura – Diurno – Florianópolis – 37,94

4) Direito – Noturno – Florianópolis – 34,03

5) Cinema – Diurno – Florianópolis – 32,20 

6) Arquitetura e Urbanismo – Diurno – Florianópolis – 31,79 

7) Nutrição – Diurno – Florianópolis – 29,19

8) Odontologia – Diurno – Florianópolis – 26,34

9) Engenharia Química – Diurno – Florianópolis – 26,18

10) Educação Física – Bacharelado – Diurno – Florianópolis – 24,38

Leia também

Como funciona a prova da FUVEST

SISU

A UFSC reserva 30% de suas vagas para o acesso de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada. Fique atento, pois para o ingresso na universidade em 2018 será válida somente a participação no ENEM 2017.

via GIPHY

Provas UFSC

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina só tem uma fase, mas essa é dividida em 3 provas. Essas provas têm as mesmas regras:

  • É obrigatória a apresentação de Documento de Identidade e confirmação de Inscrição Definitiva;
  • Os portões são abertos às 13h e fechados às 13h45min;
  • A prova será iniciada às 14h e encerrada às 18h;
  • Todas têm duração de 4 horas;
  • Entre aqui para ver o local que você realizará a prova.

Não há a opção EAD, ou seja, de fazer a prova a distância. Elas serão aplicadas nas seguintes cidades: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Nota de corte

A UFSC se refere a nota de corte como Ponto de Corte, mas, basicamente, é a mesma coisa. Existe uma pontuação máxima para cada curso e esse Ponto de Corte é o mínimo exigido em cada etapa/matéria – a primeira e a segunda língua, matemática, biologia, etc. – para o estudante não ser desclassificado. Por exemplo:

O curso de Administração tem como pontuação máxima 194 pontos. Dessa forma, é preciso fazer:

  • 3 pontos na primeira língua;
  • 0,5 ponto na segunda;
  • 2 em matemática;
  • 0,5 em biologia, química e física;
  • 2 em Ciências Humanas e Sociais;
  • 3 em redação;
  • 0,5 nas questões dissertativas.

Importante: as matérias têm pesos diferentes para cada curso. Se você for concorrer a um curso das Ciências da Saúde, por exemplo, matérias como Biologia, Física e Química terão um peso maior do que para um estudante inscrito em algum curso de Humanas.

A tabela com todos os cursos e pontos de corte está aqui!

Importante 2: Não existe alternativa correta no vestibular. A UFSC trabalha com proposições.

Questões de proposições múltiplas? Abertas? O que é isso?

Questões de proposições múltiplas têm no máximo 7 (sete) proposições com os números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64 e, no mínimo, uma estará correta. A resposta será a soma dos números das proposições corretas. As questões abertas terão como resposta um número inteiro entre 00 e 99.

1ª prova

Data: 09 de dezembro
Duração: 4 horas
Estrutura da prova: ela, primeiramente, é separada em línguas:

Primeira Língua: doze (12) questões de proposições múltiplas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras;

Segunda Língua: oito (8) questões de proposições múltiplas Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Esclarecendo: caso você tenha sido alfabetizado em Libras e tenha escolhido como primeira língua, a língua Portuguesa poderá ser a sua segunda língua;

via GIPHY

Matemática: dez (10) questões de proposições múltiplas e/ou abertas;

Biologia: dez (10) questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

 

2ª prova

Data: 10 de dezembro
Duração: 4 horas
Estrutura da prova: dez (10) questões de proposições múltiplas e/ou abertas de Física e Química; 20 questões de proposições múltiplas de Ciências Humanas e Sociais : 7 questões de História; 7 questões de Geografia; 2 questões de Filosofia; 2 questões de Sociologia; 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas;

3ª prova

Data: 11 de dezembro
Duração: 4 horas
Estrutura da prova: uma redação e quatro questões discursivas.

Duas ótimas dicas de estudo: ver o programa de disciplinas do Vestibular 2018, para ver o que pode ser cobrado no exame e acessar nosso banco com provas de anos anteriores.

Resultados

Para finalizar, os resultados. Ainda não tem data certa para sair o listão, mas, já existe local, data e hora para a divulgação do gabarito preliminar: o site do vestibular da UFSC, no dia 11 de dezembro, às 20h.