Imagem-Destaque-Post-Notas-de-Corte-Medicina

Você está pensando em fazer a sua primeira prova do ENEM para concorrer a uma vaga no curso de Medicina? Ou já realizou a edição do exame em 2019 e não sabe se a sua nota é suficiente? Então, é importante entender qual deve ser o desempenho ideal para conseguir realizar a matrícula no curso dos seus sonhos.

giphy-não-sei-notas-de-corte-enem-medicina

Quem pretende usar a nota do ENEM para ser aprovado em Medicina precisa ter uma grande quantidade de acertos nas provas objetivas de Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática, além de entregar uma excelente redação. A concorrência é muito grande, por isso, quanto maior for seu número de acertos em todas as áreas, melhor!
giphy-more-is-more-notas-de-corte-enem-medicina
A modalidade de ingresso, o número de vagas disponíveis e a reputação da instituição de ensino, entre outras variáveis, tornam diferente a nota de corte necessária para cada vaga aberta em Medicina. Confira a seguir alguns conceitos e ferramentas que podem ajudar a definir suas metas e traçar seus planos de estudo em direção à universidade da sua preferência.

Entenda como funciona a nota de corte:

A nota de corte do ENEM é a pontuação mínima necessária para ser aprovado. O valor da nota difere de acordo com critérios específicos como:

  • Pesos das notas para cada curso
  • Natureza da instituição de ensino (pública ou privada)
  • Turno
  • Semestre do ano (1º ou 2º)
  • Localização do campus (região, estado, cidade)
  • Modalidade de concorrência (universal ou cotas)

A principal régua definidora é o próprio desempenho dos alunos que realizaram a mesma edição do ENEM e decidiram disputar as mesmas vagas. Isso significa que, se uma instituição oferece 50 vagas para Medicina em certo processo seletivo, os 50 alunos inscritos que tiverem as médias mais altas no ENEM serão os selecionados. Neste caso, a nota de corte corresponde à nota do candidato classificado em 50º lugar, podendo ainda ser desclassificado, caso outra pessoa com uma média maior se inscreva na mesma seleção.

nota de corte é importante para SISU, PROUNI e FIES

Para os cursos de Medicina, é possível usar a nota do ENEM para ingresso via SISU (universidades públicas), ProUni (universidades privadas com bolsa integral ou parcial) e FIES (universidades privadas com crédito estudantil). Algumas poucas universidades ainda possuem os vestibulares tradicionais, e você pode optar por usar a nota do ENEM ou não na sua média geral.

Para saber quais são as políticas de cotas para ingresso em Medicina, entender como funciona a seleção via ProUni e as possibilidades de financiamento pelo FIES, você pode baixar o e-book do Me Salva sobre as Notas de Corte!

Quantos pontos você precisa tirar no ENEM para passar em Medicina

Para entrar nas melhores universidades de Medicina, a nota de corte está na faixa acima dos 800 pontos. Algumas instituições colocam menos de 10% das suas vagas de Medicina no SISU, o que faz com que a nota de corte suba ainda mais, podendo ficar acima dos 900 pontos! Já pelo sistema de cotas e nas universidades menos procuradas, a nota de corte do SISU para Medicina pode cair para a faixa acima dos 700 pontos.

nota oficial ainda não saiu e você está morrendo de ansiedade?

Então, use a Calculadora de Notas do ENEM do Me Salva! Com a ferramenta, você pode simular a sua possível nota com base nas notas de estudantes que tiveram o mesmo número de acertos na edição anterior do ENEM.

Quer montar uma estratégia para escolher as universidades que mais combinam com seus objetivos?

Com o cálculo da sua nota em mãos, você já tem uma noção aproximada das suas possibilidades. As notas exatas dos resultados serão divulgadas somente em janeiro. Mas você já pode iniciar uma estratégia com simulações das suas chances de passar, utilize o Simulador SISU do Me Salva!

Confira alguns parâmetros com as maiores e menores notas de corte das universidades de Medicina:

TOP 5 maiores notas sem bônus SISU 2019/1

  1. USP – Bauru/SP 858,44
  2. UFPR – Curitiba/PR 828,36
  3. UFRJ – Rio de Janeiro/RJ 822,46
  4. UFSC – Florianópolis/SC 820,67
  5. UNB – Brasília/DF 819,54

TOP 5 menores notas do SISU 2019/1

  1. UFCA – Barbalha/CE 628,48
  2. UFRN – Caicó/RN 637,79
  3. UFPI – Parnaíba/PI 638,06
  4. UFMT – Sinop/MT 656,66
  5. UFRGS – Porto Alegre/RS 658,13

Resumão: 5 passos para você se planejar e usar sua nota do ENEM para entrar em Medicina

Para saber se você tem chances de ingressar em Medicina usando sua nota do ENEM de 2019, você pode seguir os seguintes passos:

1. Calcule sua possível nota na prova

Como os resultados oficiais só saem no mês de janeiro, conferindo o gabarito da prova, você verifica o número de acertos e pode simular a sua nota com a Calculadora de Notas do ENEM do Me Salva.

2. Entenda as possibilidades de ingresso

Você precisa avaliar se a sua nota é competitiva para as universidades públicas, se existe algum bônus regional para a universidade que você está de olho ou se você se encaixa nas políticas do ProUni, FIES ou sistema de cotas. Para isso, recomendamos que utilize o Simulador.

3. Confira as notas de corte das principais universidades de Medicina públicas e privadas

Para ter acesso ao ranking das notas de corte do SISU, ProUni, FIES e ainda uma lista de universidades de Medicina que não aceitam o ENEM no processo seletivo e possuem vestibulares próprios, faça o download do e-book que preparamos.

4. Faça a lista das universidades que você pretende concorrer

Com base nas informações que você já tem, deixe pré-selecionadas as universidades em que possui mais chances e estão alinhadas com seus objetivos de vida, tais como onde pretende morar e o custo de vida daquele local.

5. Fique ligado durante os dias do processo seletivo

Diariamente, durante o processo seletivo, as notas de corte das universidades selecionadas como sua preferência variam de acordo com a média das notas dos candidatos que estão concorrendo com você. Por isso, é fundamental ficar atento a sua posição e aplicar a candidatura para outro local, caso verifique que sua média está muito abaixo do último colocado para o número de vagas disponíveis.

Após tantas horas de estudo e dedicação, não deixe o cansaço tirar o seu foco, pegue esses atalhos que o Me Salva! preparou para você e fique mais próximo de conquistar a sua merecida vaga.