leituras obrigatórias UFSC

O vestibular da UFSC de 2018 será no dia 9, 10 e 11 de dezembro e, é claro, não poderíamos deixar de preparar um material de revisão especial! Um desafio comum para estudantes é conseguir organizar as informações de todas as leituras obrigatórias (na UFSC são 8), sem esquecer de tópicos importantes, como os nomes dos protagonistas, o narrador, tempo e espaço de cada livro e outras informações significativas. Pensando nisso, organizamos um mapa mental para cada leitura e um exercício para ajudar na redação.

 

via GIPHY

1. As Fantasias Eletivas

Escrito em 2014 por Carlos Henrique Schroeder, As Fantasias Eletivas narra a história de Renê, um solitário recepcionista de hotel, e Copi, uma travesti prostituta. Os dois criam uma amizade, numa tentativa de reconstruir suas vidas, e, a partir disso, o livro torna-se um grande ensaio da alma humana.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “As Fantasias Eletivas”

2. Olhos D’água

Conceição Evaristo, autora da obra, traz em Olhos D’água a sua experiência de vida, chamada de escrevivência: de mulher, negra e originalmente pobre. Com essa vivência, são discutidos temas da população negra brasileira, como representação e representatividade, pobreza, violência urbana, herança cultural africana, entre outros.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Olhos D’água”

 3. Manuel Bandeira: Melhores Poemas

Uma coletânia, organizada por Francisco Assis Barbosa, dos melhores poemas de Manuel Bandeira – um dos principais nomes da literatura moderna brasileira. Os poemas de Bandeira fazem oposição ao Parnasianismo (escola na qual a rigidez com a forma e o rigor com a rima eram regra), tendo versos livres e nenhuma preocupação com a rima.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Manuel Bandeira: Melhores Poemas”

4. Lucíola

Um clássico da 1ª fase do romantismo na literatura brasileira. Escrito por José de Alencar, Lucíola é narrado por Paulo, que conta a Sra. G.M. (um pseudônimo de José de Alencar), o romance que viveu com uma cortesã (que segundo o dicionário é “mulher de costumes libertinos, devassos e de vida ger. luxuosa”): Lúcia.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Lucíola”

5. Comédias para Se Ler na Escola

35 curtas narrativas divididas em 6 partes, Comédias para Se Ler na Escola é bem no estilo cômico do organizador e escritor do livro: Luís Fernando Veríssimo. Esse livro é um ótimo antídoto para quem não gosta de ler, a originalidade e o humor de Veríssimo são ideais para iniciar o gosto pela leitura.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Comédias para Se Ler na Escola”

6. Quarenta Dias

No romance Quarenta Dias, Maria Valéria Rezende conta a história de Alice, uma paraibana que larga tudo e se muda para Porto Alegre. Após uma série de reviravoltas, ela passa a morar na rua e registrar como é sua vida: “quarenta dias no deserto, quarenta anos”.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Quarenta Dias”

7. Valsa nº 6

Um texto dramático escrito por Nélson Rodrigues. Mais especificamente,  Valsa nº 6 é um monólogo de Sônia, uma menina assassinada aos 15 anos – uma narradora-morta. Ela vai recordando o crime e seu autor, entre outros conflitos de sua póstuma vida.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Valsa nº 6”

8. Nós

A obra de Salim Miguel é um enigma em formato de romance policialNós conta uma trama envolvendo vários personagens (que não são nomeados, são tratados somente por pronomes, como eles e nós), um assassinato e o mistério criado para se descobrir o culpado.

Clique aqui e baixe o mapa mental de “Nós”

Exercício Redação UFSC

Dá uma olhada na nossa proposta de redação e, também, na série e no filme que indicamos como materiais de apoio.

E, se você preferir, temos um playlist de aulas sobra todas as leituras obrigatórias da UFSC