Ser bixo é um tanto quanto desafiador. É muita novidade ao mesmo tempo: colegas, faculdade, conteúdos e, algumas vezes, até uma cidade nova.

Parece difícil, né? As vezes pode ser, mas garantimos: é legal e vale a pena! E, para dar uma ajudada, pesquisamos as perguntas mais comum dos novos universitários e vamos respondê-las aqui, fica ligado!

Como funciona o campus?

via GIPHY

Normalmente, os prédios abrigam cursos semelhantes (por exemplo, um prédio para os cursos de comunicação: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda). Além disso, nas universidades maiores, em especial as públicas, os prédios são espalhados em campus que ficam em diferentes localizações.
Para você entender melhor, separamos os mapas de algumas universidades:

USP
UNIP
UNESP
UFRJ
UFMG
PUC Minas
UFPA
UFRGS

Como são as matérias e como elas são dividas?

Outra dúvida comum é como são divididas as disciplinas dos cursos – muito se ouve em cadeiras de 2, 4, 6 créditos, mas o que é isso?

Simples: cadeiras são as disciplinas dos cursos – mesma coisa que as matérias dos colégio e do cursinho. Créditos são a medida de tempo que cada cadeira ocupará em seu semestre. Por exemplo: se uma cadeira de 2 créditos ocupa 1 hora por semana, uma de 4 vai ocupar 2 horas (fique atento, pois o “valor dos créditos” varia de acordo com a universidade).

Tem alojamento? E como funciona?

via GIPHY

Essa resposta muda de acordo com a cidade. Todas as principais federais têm, mas as regras e valores costumam variar. Mas, em regra, são opções baratas para quem precisar – algumas são até gratuitas – , por isso costumam existir regras para ser aceito. Para facilitar, separamos os links para as páginas que vão te dar todas as informações necessárias – se a sua não estiver na lista, é só procurar:

Conjunto Residencial da USP – CRUSP

Residência Estudantil UFRJ

Casa do Estudante UFRGS

Residência Universitária UFRN

Moradia de Graduação UnB

Casas dos Estudantes Universitários da UFPE

Como é o RU?

via GIPHY

RU são os Restaurantes Universitários ou Bandejões. Honestamente, não são a coisa mais saborosa que você vai provar na sua vida, mas cumprem (e muito bem) seu objetivo: nos alimentam e são BEM baratos. Em geral servem almoço e janta, mas alguns têm até café da manhã.

Na USP, por exemplo, um almoço custa 2 reais, na UFSC custa 2,50 e na UFRGS 1,30. Deu para entender o objetivo né?

Biblioteca universitária

via GIPHY

A maioria da universidades tem várias bibliotecas – espalhadas pelas faculdades e com foco em algumas áreas ou cursos. Mesmo assim, existem as chamadas Bibliotecas Centrais, maiores, cheias de livros, revistas e jornais incríveis a sua disposição.

Além disso, algumas oferecem serviços que podem ser MUITO úteis para a sua vida acadêmica, como: empréstimo de laptops e Wi-Fi, auxílio na hora de buscar referências para trabalhos e como colocá-las de forma correta, eventos e por aí. Vale muito a pena descobrir o site da sua biblioteca universitária, acompanhá-lo e ver o que ela oferece!