Ficar em casa é bom, né? E poder fazer as coisas no conforto do lar é melhor ainda. Imagina só, conseguir estudar para a prova mais importante do ano sempre em casa, sem precisar sair nem para assistir aulas.

E você quer isso? Se a resposta for sim, esse post é para você. Vamos te apresentar 6 formas de fazer seu estudo em casa possível e produtivo.

1. Escolha sua ferramenta de estudo

via GIPHY

Primeiro de tudo é pensar em como você vai estudar. através de vídeos e canais de educação no YouTube? Com professores particulares? Ou você vai escolher o melhor cursinho online?

Nossa dica, obviamente, é o Me Salva! Inclusive se ainda não nos conhece, vem conhecer aqui.

2. Organize sua rotina

via GIPHY

Não é só organizar os estudos, é a vida. Organize sua rotina, crie hábitos e inclua o estudo na sua vida. Dá para ler um post nosso que ajuda a organizar um cronograma de estudos e, depois disso, montar o seu Plano de Estudos Personalizado.

Materiais e estudos organizados, mas vida organizada também. Descansos programados e sono em dia sempre que possível!

3. Defina suas metas

via GIPHY

As metas podem parecer chatas, mas são a melhor forma de manter o foco e o interesse por um período de tempo mais longo. É legal alcançar uma meta traçada e isso estimula a alcançar outras! Esse tópico também se relaciona muito com a organização. Metas são ótimas para organização, basta colocá-las no seu cronograma – assim, todos os dias de estudo já vão começar com início, meio e fim.

4. Prepare um cantinho só seu

via GIPHY

Monte o seu cantinho. No início pode ser só uma mesinha e uma cadeira confortável, aí com o tempo você vai aprimorando e dando sua cara. O bom de já estar em casa é que fica mais fácil encontrar o seu lugar. O interessante aqui é ter um lugar já relacionado ao estudo – é legal que ele seja aconchegante, iluminado com luz natural (estudar com um solzinho é muito melhor), arejado e silencioso, ou seja, fácil de focar.

5. Respeite seus limites

via GIPHY

Um dos principais desafios do estudo caseiro. Os limites costumam ser desrespeitados, seja para mais ou para menos. Tem que estudar? Sim! Um monte? Sim! Mas, também, tem que conhecer os seus limites, para não ultrapassá-los.

O importante aqui é saber quando colocar o pé no acelerador ou no freio. Dar pequenas pausas de 10 minutos para respirar pode ser uma boa dica, mas muitas vezes é preciso esfriar a cabeça e tirar até um final de semana de folga, após uma semana cansativa.

Não se isolar do Planeta Terra é uma de suas obrigações.