ENEM, vestibular, cálculos e decorebas. Com tantas provas, você deve estar de cabelo em pé e a gente entende. É difícil dar conta de tanto conteúdo e, muitas vezes, alguns detalhes podem fazer toda diferença no seu rendimento (além da sanidade mental!).
– A música certa, na hora certa, pode trazer o clima e a suavidade que você precisa para se concentrar. –
Alguns preferem o silêncio absoluto, mas sabia que a música pode até aumentar a sua produtividade? Além disso, melhora o humor, fortalece a memória e estimula as sinapses (transmissões elétricas entre os neurônios que fazem a gente pensar e sentir!). Confere nossas dicas para escolher a trilha sonora ideal pros seus estudos! 🎶🎶🎶
Vou de clássica
A música clássica é um dos estilos mais indicados para trilha sonora dos estudos por sua característica tranquila e notas refinadas. Pesquisas comprovam que ouvir certas músicas de Mozart, por exemplo, ativa os neurônios e melhora o desempenho mental. É o chamado Efeito Mozart!
Lounge, please
A música ambiente – também conhecida como lounge – é um estilo mais contemporâneo, especialmente se você acha que música clássica vai dar sono.
Você também pode optar por trilhas instrumentais – ou não – do cinema. A do filme A Vida Secreta de Walter Mitty é uma boa pedida, com um mix de relax e inspiração: David Bowie, José González, Junip e Of Monsters and Men. 😉
Of Monsters and Men está na trilha relax e inspiradora do filme A Vida Secreta de Walter Mitty. Youtube.
Sons da natureza
Aquele barulhinho de chuva é relaxante, né? Pois é verdade, a calmaria e paz dos sons da natureza podem trazer a tranquilidade necessária para se manter focado (a).
Nesse site, você pode combinar vários sons naturais ou ouvi-los separadamente: chuva, trovoadas, ondas do mar, pássaros cantando e até uma fogueira queimando! 🌧🌊🌄
Sons da natureza podem trazer tranquilidade e foco. Foto: unsplash.com.
Olha os decibéis!
Ouvir música é legal, mas, durante os estudos, não precisa exagerar no volume. A trilha é só uma coadjuvante nesse momento, então, mantenha o som baixinho pra não perder a concentração.
Estudar ouvindo música pode trazer benefícios para o desempenho do estudante. Foto: magic4walls.com.
Playlist: faça você mesmo
Crie uma playlist de no mínimo 60 minutos e dê o play, pra não ter que parar o que está fazendo toda hora. Assim, você otimiza seu tempo e não perde o fio da meada dos estudos. 😀
Outra coisa: prefira playlists – Spotify, YouTube – ao rádio: isso evita distrações de comerciais e locutores. *Fonte: Exam Time.