Garantiu a vaga no Sisu? Que maravilha, parabéns!!! 🎊🎊 Agora você só deve estar pensando em comemorar essa conquista e tem todo o direito. Mas pra você descansar com tranquilidade até o início das aulas, bora dar uma atenção para os detalhes da sua inscrição na faculdade?

Reunimos nesse post um passo a passo com orientações sobre a parte logística e burocrática que você tem que cumprir pra não marcar bobeira e garantir a matrícula na universidade. Confere aí!

Alô, câmbio!

Curso decidido, partiu entrar em contato com a universidade onde você conseguiu a vaga. É com eles que você vai descobrir as datas, locais de inscrição, horários e procedimentos. Entre no site, procure o edital e leia atentamente. Ligue pra eles, mande e-mail ou faça contato nas redes sociais. O importante é conseguir as informações o quanto antes. Para facilitar a vida também temos todo o passo a passo aqui nosso Guia Completo do Sisu, é só dar uma conferida.

E se você vai estudar em outra cidade, também pergunte se existe algum programa de benefícios ao estudante, como facilidades de moradia e transporte. –

Olha o prazo!

É muito importante se ligar nisso. Cada instituição tem um prazo para efetuar a matrícula e confirmar a ocupação da vaga. Descubra qual é o da sua e não deixa para a última hora.

Docs

Você terá que reunir alguns documentos pra fazer a matrícula na universidade. Cada instituição tem as suas exigências, mas já separa aí o original e cópia de:

  • RG (ou outro documento válido como identidade);
  • Comprovante de residência;
  • Histórico do 2º grau;
  • Algumas podem pedir foto 3×4.

Fio de esperança

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibiliza uma lista de espera para preencher as vagas não ocupadas, porque rola bastante desistência. Lembrando que a vaga na lista de espera só vale para a primeira opção de curso, manifestada na hora da inscrição.

Para participar da lista, você deve acessar o seu boletim e manifestar o interesse. De acordo com o cronograma do MEC, o prazo será de 29/01 a 07/02. –

E quem pode participar da lista de espera? Aqueles candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular, ou aqueles chamados na segunda opção, mesmo os que tiverem efetuado a matrícula.

A convocação dos candidatos da lista de espera para a realização das matrículas (caso haja vagas) começa no dia 09 de fevereiro, mas ela é feita por cada instituição, ou seja: fique ligado, pois o Sisu não se responsabiliza se você perder os prazos de matrícula.

E não se esqueça: nada impede que você repense os seus planos. O importante é estar satisfeito com a sua escolha. 🙂

Anotou tudo? Se organiza aí e cuidado pra não perder a matrícula. Boa sorte nessa nova jornada! 👊