A dificuldade de concentração para estudar é algo bem complicado, né? Não bastasse os obstáculos impostos pela rotina e pelo estresse, parece que tudo contribui para nos distrair, especialmente o celular. Mas esse aparelho nem sempre é o vilão e pode acabar virando um grande aliado nos estudos!

Selecionamos um aplicativo que pode ajudar você a melhorar a qualidade dos seus estudos e deixar seu cérebro afiadíssimo. 💪 

print1Imagens do aplicativo. Cada exercício tem um pequeno tutorial para ensinar o usuário a executá-lo e explicar sua funcionalidade. Fonte: NeuroNation app.

O NeuroNation é um app que promete melhorar seu desempenho mental com apenas 10 minutos de treinamento por dia. Desenvolvido com neurocientistas, foi avaliado como um dos Melhores Aplicativos de 2015 do Google. Estudos realizados em parceria com diversas universidades apontam que esse tipo de exercícios ajuda a desenvolver sua inteligência.

 

A ideia é exercitar seu cérebro como você treina seus músculos: diversificando os exercícios e aumentando a carga gradativamente. – 

 

print2Na esquerda, o exercício “Febre das Cores”. Na direita, o desempenho de um usuário após três treinamentos de 2 minutos. Fonte: NeuroNation app.

Funcionalidades

O app disponibiliza mais de 60 exercícios com diferentes funções: fortalecer a memória, melhorar a concentração, aprimorar o raciocínio lógico e a inteligência. Seja estudando para o Enem, para o vestibular ou para passar em uma disciplina casca da faculdade, você vai precisar dessas funções do cérebro afiadas pra se dar bem!

Além de todas essas funções, talvez seja bom saber que o NeuroNation foi premiado pelo Ministério Federal da Saúde da Alemanha e desenvolvido em parceria com a Freie Universität Berlin.

 

Dá para praticar os exercícios tanto no site quanto no smartphone, mas no site você precisa pagar. Já o app é gratuito \o/ –

 

Você começa respondendo quais capacidades mentais gostaria de desenvolver, faz uma pequena série de testes para ver como anda o seu desempenho, e o app indica um treinamento a ser seguido, levando em consideração seus objetivos.

O legal é que dá pra ir acompanhando o seu desempenho com gráficos e também pode comparar com amigos e desconhecidos. Conforme você vai executando os diferentes jogos, o nível de dificuldade vai aumentando.

print3Na esquerda, o caminho do seu treinamento no NeuroNation. Na direita, a base científica. Fonte: NeuroNation app.

Exercite-se!

São 5 categorias de jogos que desafiam diferentes partes do cérebro:

  • Jogos numéricos: treinam suas habilidades de álgebra e de resolver problemas de forma lógica;  
  • Jogos de linguagem: treinam sua fluência verbal e articulação;
  • Jogos de raciocínio: treinam sua habilidade de reconhecer padrões dentro de um grupo maior de objetos;
  • Jogos de memória: ajudam a relembrar informações e manter diversas informações simultaneamente ao seu dispor em seu cérebro;
  • Jogos de percepção: criados para treinar sua precisão sensorial e a processar informações de maneira mais rápida, reagindo rapidamente a situações em constante mudança.

Você pode baixar aqui: Android e iOS.

text

E mais uma coisinha: os jogos são uma delícia. Prepara-se para se distrair e exercitar seu cérebro por horas e horas!

Depois de experimentar o app, passa aqui no blog e nos conta o que você achou. Bons estudos 😉