Muitas matérias para estudar, fórmulas e fórmulas para decorar! Essa é a rotina de quem se prepara para os concursos e para as provas mais concorridas. Mas respira!

 

Existem alguns métodos que ajudam a otimizar a memória. Já ouviu falar em Flashcards?! A gente te explica 😉 – 

 

Fazer resumos, grifar o texto com aquela caneta super colorida e reler conteúdos são técnicas de estudo bem populares no Brasil, mas segundo uma pesquisa publicada em 2013 pela revista Psychological Science in the Public Interest, essas atividades têm utilidade baixa.

É claro que não existe mágica para resolver a questão, mas uma ajudinha é sempre bem-vinda.

 

Os flashcards compõem um modo que consiste na revisão constante de questões e conceitos. – 

 

13388586_1718904321725952_961046176_nreview-using-flash-cards-step-6Exemplos de estudo com a utilização de flashcards! @irivasco e pt.wikihow.com.

Como?

O estudante precisa anotar uma pergunta em um cartão. Se preferir, escreva um conceito. A resposta ou definição deve ser escrita no verso. Lembre-se de formular a pergunta ou o conceito de maneira simples. O tipo do cartão depende da sua criatividade (muita gente usa os famosos post-its), mas as fichas pautadas são a melhor opção.

Feitos os diversos cartõezinhos, você deverá ler a pergunta do primeiro cartão e respondê-la mentalmente. Depois de respondida, é só olhar se a resposta está correta no verso do cartão. Os cartões com respostas corretas devem ser separados dos que você errar! A pilha de cartões com as respostas erradas será colocada na frente dos cartões com acertos.

 

Importante! Para você não memorizar a sequência dos flashcards, é importante embaralhar sempre. – 

 

Recomece toda a função pelos cartões que você errou. Essa é uma técnica que o estudante pode usar em qualquer lugar, basta levar os cartõezinhos por aí: no ônibus, em uma fila, na sala de espera do dentista…

3A prática pode ser feita em qualquer lugar MESMO! 😄 pinterest.com.

Desenhos e imagens também podem ajudar a fazer associações com a matéria. A duração não é regra; quinze minutinhos está de bom tamanho. Mas é preciso repetir todos os dias!

Cards digitais

Para aqueles que dispensam o papel e são loucos pela tecnologia, também existem opções dessa técnica no meio eletrônico.

4goconqr.com.

Aplicativos para baixar ou sites on-line disponibilizam os chamados flashcards. Os programas mais elaborados selecionam as questões de acordo com um algorítimo que faz com que o estudante revise principalmente os cartões que tem errado mais.

No entanto, o papel tem seu valor. Porque ao produzir o seu próprio material, você se aproxima mais do conteúdo e assimila melhor a informação. E aí, mãos à obra?! 💪

Dicas, pra que te quero!

  • Procure fazer cartões com perguntas sintéticas, que não estendam muito os conceitos;
  • Você pode organizar as respostas em tópicos; evite textos longos;
  • Use cartões coloridos, eles ajudam na visualização;
  • A repetição é essencial nesse método;
  • Caso você prefira conhecer alguma opção digital: clique aqui e aqui

Quer conhecer mais dicas de estudo? Se liga em outros posts que a gente trouxe aqui no blog! Lembre-se que o aprendizado é diferente para cada pessoa. 😉 Até mais!