Ano novo, vida nova. Ou será que os velhos hábitos vão continuar? Sempre que rola a virada de ano, a gente se enche de esperança, resoluções e listinhas de metas. E nessa vibe de renovação, a gente resolveu ajudar você a começar 2017 com tudo!

giphy.com

Dicas pra quem vai começar novos planos ou pra quem vai dar continuidade aos projetos! –

 

Durante o ano passado, produzimos uma série de posts com Dicas de estudos valiosas pra encarar a dura jornada que é a vida do estudante. Pra te ajudar ainda mais a se organizar nos estudos, reunimos as melhores técnicas nesse post, assim você pode aproveitar ao máximo o seu tempo. Bora dar um rumo pra vida?

1. Xô, sedentarismo 🏃🏃

Uma das dicas mais importantes que trouxemos pra você em 2016 foi sobre o auxílio da prática de atividades físicas nos estudos. Quando você pratica um exercício, o seu cérebro produz uma substância química chamada endorfina, que melhora a memória, o bom humor e a concentração.

giphy.com

Além de ajudar você a relaxar, praticar esporte, dança ou caminhada são aliados para ter um sono de qualidade e controlar a ansiedade – sentimento tão natural na hora de se preparar para as provas do Enem e do vestibular. De quebra, você ainda mantém a forma e se diverte!

2. Memória em ação 🙇

Quem aí tem medo do famoso ‘branco’ na hora da prova? As técnicas de memorização são recursos superimportantes no cotidiano do estudante. E sabia que você pode estimular seu cérebro com exercícios específicos? É o que nos explicou uma especialista em Psicologia Cognitiva no post sobre memória.

Quanto mais elaborada uma informação, melhores serão as chances de que ela seja gravada. Você deve prestar muita atenção e sempre repetir o conteúdo em voz alta enquanto estuda. E pra aproveitar ao máximo a memória, lembre de se alimentar bem e dormir corretamente.

giphy.com

Outro hábito que você pode adotar para ajudar na memorização é o uso de Flashcards. O método é bem simples, mas eficaz: escreva uma pergunta em um cartão (pode ser post-it ou ficha pautada) e a resposta no verso, sempre de forma clara e objetiva. Leia a pergunta e diga a resposta sem olhar. Assim, você otimiza sua prática de estudos e facilita a fixação.

 

Vale até fazer desenhos para associar matérias e pode estudar em qualquer lugar! –

 

3. Se divertir não é pecado!

Estudar, estudar, estudar. Mas peraí, se você não tiver um tempo de lazer, vai acabar surtando! Então, também é preciso saber a hora de parar e curtir um relax.

media.tenor.com

Muitas vezes, você pode até acabar estudando ‘por tabela’ no processo. Como é o caso de aprender História assistindo filmes. Quel tal dar o play naquela série de época ou numa produção bem elaborada? Aqui tem 15 sugestões pra você curtir com o combo sofá&pipoca. 🍿

Outra prática que deve ser hábito de muita gente por aí é jogar videogame. E não há nada de errado nisso, desde que você saiba equilibrar o tempo. Seja jogando FIFA, Pokemon Go, LOL ou Call of Duty, você vai se divertir e ainda pode deixar o cérebro mais rápido e inteligente!

Você também tem direito a um descanso, sabia? Tire um tempo livre pra viajar, conhecer lugares diferentes, sair com os amigos e curtir a família. Dar uma folga pra cabeça é essencial pra oxigenar as ideias.

4. Lidando com o sono

Você começa a ler aquele livro, escrever aquela resenha, memorizar um conteúdo… e os olhos começam a pesar. Esse foi um dos posts que mais bombaram no blog no ano passado: como combater o sono, um dos maiores vilões na hora dos estudos?

media.tenor.com

Dormir o número suficiente de horas, descobrir em qual turno você rende mais e recorrer ao bom e velho café preto estão entre as dicas. ☕☕ Confere aqui a lista completa!

5. Cultura, pra que te quero!

No ano passado, tivemos uma série muito legal aqui no blog: o Pra Ler, Ver e Ouvir. Nesse especial, reunimos indicações culturais dos nossos queridos profes do Me Salva! sobre escritores, poetas, filmes, artistas e movimentos fundamentais para enriquecer o ponto de vista e a arte da escrita. 📝

giphy.com

Norteados pelos verbos pensar, compreender, politizar e libertar – entre outros –, vimos passar por aqui nomes como Le Monde Diplomatique, Raul Seixas, Elza Soares, Akira Kurosawa, Cowspiracy, Caetano Veloso, Noam Chomsky e Michel Foucault, Café Filosófico, Canal das Bee e muito mais. Vale o clique em cada post, nós garantimos. 😎

 

E aí, você já pratica esses hábitos ou tem outros pra indicar? Compartilha com a gente! –

 

Fica de olho nas nossas Dicas de estudos, pois nesse ano vai rolar muito mais. E não se esquece de conferir o nossos Cursos para Enem e Vestibulares pra tocar 2017 com tudo! Até a próxima 👊

giphy.com