Começar a estudar é um desafio. E desafios nos exigem o que? Atitudes. Então se liga nessas 5 ações que vão te ajudar a começar a estudar para o ENEM.

1 – Defina o seu objetivo e escreva num papel

via GIPHY

Estudar para que? Com essa pergunta em mente, pense no seu objetivo, onde você quer chegar. Quando tiver a resposta, escreva bem grande em um papel e cole na parede, em algum lugar que você sempre passa, para lembrar e se motivar.

2 – Acorde seu corpo para começar

via GIPHY

Depois das férias, estamos relaxados. Muito relaxados. Atividades físicas (seja caminhar, correr, ir na academia) são uma ótima forma de dar aquela energia para o pontapé inicial nos estudos. Além disso, uma pesquisa afirma que fazer exercícios 4 horas depois dos estudos ajuda o cérebro a memorizar informações.

3 – Saiba o que fazer

via GIPHY

Organizar-se é bem importante. Saber o que fazer e quando fazer. E aqui temos duas dicas: montar um cronograma, para ter bem claro o que você já tem de compromissos e, consequentemente, tempo para estudar, e um plano de estudos, para facilitar na hora de priorizar determinadas matérias.

4 – Organize um cantinho de estudos

via GIPHY

Pense no seu lugar. Num cantinho aconchegante, quieto, com uma cadeira e uma mesa confortáveis e ajustadas (ergonomia é a palavra bonita para isso), onde você se sinta bem. E, por último, evite estudar no seu quarto ou, pelo menos, na cama, pois relacionar estudo e sono (mesmo que inconscientemente) pode não ser muito produtivo.

5 – COMECE!

via GIPHY

Quanto mais você enrolar os estudos, mais difícil vai ser de começar. Procrastinar (que é a palavra bonita para enrolar) vai virando uma mania. Quanto mais você pensar “depois eu faço isso”, mais difícil vai ser pensar “vou terminar isso de uma vez”.

E aí, curtiu nosso post? Se achar legal, mostra pros amigos e, se quiser, compartilha! É só clicar no botãozinho lá em cima.