Tá difícil focar nos estudos? A prova parece muito distante ainda? Pensando nesses problemas, aqui vão quatro dicas (e uma técnica) para ajudar o seu estudo a render mais.

1 – Defina qual a sua linha de chegada

via GIPHY

Não, você não precisa ter claro na sua cabeça algo como: “quero ser um administrador de empresas com enfase em comércio exterior”. Decidir qual curso se quer cursar é uma discussão completamente diferente e, além disso, somos muito jovens, temos muitas coisas para fazer e pensar e, por isso, é normal não ter um planejamento de vida completo nesse momento. Aqui o objetivo é ter uma linha de chegada. E, essa linha de chegada, é você quem faz. Por exemplo: “Eu quero passar no vestibular da FUVEST até 2019”.

2 – Siga seu planejamento

via GIPHY

Tem objetivo? Tem prazo? Tá na hora de ter um planejamento. Para isso, temos duas ótimas dicas:

  • Crie seu cronograma de estudos baseado no que é mais relevante para o que você quer, seja o ENEM ou algum vestibular (para isso nosso Plano de Estudos é bem bom);
  • O conteúdo mais pesado vem antes. No final da semana, que é mais difícil se concentrar, o mais leve ou que você gosta mais.

3 – Mantenha a atenção

“Concentre-se!”

via GIPHY

Esse parece mais complicado, né? Não existe fórmula mágica, mas tem técnica para facilitar isso. É a Técnica Pomodoro. Ela é ótima para espantar a procrastinação (uma palavra bonita para não dizer enrolar), aumentar seu foco na matéria e organizar seu tempo. Ela funciona assim:

1º – Você escolhe e lista as tarefas do dia;

2º – Ajusta um cronômetro para 25 minutos;

3º – Escolhe a primeira tarefa e começa ela, sem interrupções! – se ela for ocupar mais de 25 minutos, pode dividir quantas vezes for necessário;

4º – Foca na tarefa até o alarme tocar;

5º – Depois, marque como feita essa tarefa na sua lista;

6º – Momento da pausa: a cada 25 minutos, faça uma pausa fica entre 3 e 5 minutos. Na quinta, a pausa mais longa: de 15 a 30 minutos. Após, zere a contagem de marcações e retorne ao passo 1.

4 – Crie mapas mentais

Você gosta de fazer mapas mentais? Que tal fazer um para conteúdo estudado e, assim, ir criando um livrinho com eles? No final do módulo você vai ter um resumo completo, do seu jeito e na sua língua – a melhor maneira de revisar a matéria.