Responda o mais rápido que você conseguir: quais são as 3 coisas que você mais faz durante o seu dia? Depois de fazer esse teste com vários amigos, percebi um padrão estranho: uma atividade muito frequente era sempre a mais esquecida. Essa atividade é a leitura.
Todos os dias, você lê centenas de mensagens de WhatsApp, dezenas de postagens do Facebook e outras dezenas de placas, fachadas e propagandas. Nós lemos o tempo todo.
Ler é uma atividade tão automática que é fácil esquecer-se dela. Por isso, não precisamos de uma técnica pra ler a maioria das coisas do nosso dia: a leitura simplesmente acontece.
No entanto, algumas leituras são mais complicadas. Se você é estudante, sabe do que eu estou falando: para algumas matérias, ler textos longos é a forma mais comum de aprender o conteúdo. E estudar esses textos, muitas vezes, é bem o contrário de “simples e automático”.
Para absorver o máximo desses textos sem perder tempo, aí sim precisamos de alguma técnica. No post de hoje, você vai conhecer a 3R, uma técnica incrivelmente simples para ler, lembrar e entender textos longos.
3R – simples, portátil e poderosa
A simplicidade e a potência dessa técnica não vem por acaso. Ela é o resultado de anos de pesquisa em psicologia dedicados a responder a mesma pergunta: “como nosso cérebro aprende?”. O esforço dos pesquisadores revelou alguns efeitos que melhoram a qualidade do nosso aprendizado.
A grande magia do 3R é combinar vários desses efeitos para promover uma experiência de aprendizagem agradável pra você e pro seu cérebro. Mas sem mais delongas: vamos à técnica!
3R – Registre, Recite e Releia
- Registre: leia o primeiro trecho (um ou dois parágrafos) do texto que você escolheu.
- Recite: ponha o texto de lado (não pode olhar!) e resuma em voz alta o que você acabou de ler.
- Releia o trecho escolhido.
Depois do passo 3, passe para o trecho seguinte e repita o processo.
Simples, né? Pode ser difícil de acreditar, mas o 3R é um método altamente eficaz. Um estudo de 2009 (Washington University, artigo em inglês) mostrou que alunos que utilizavam o 3R tiveram um desempenho 40% maior em questões dissertativas do que alunos que só liam o texto todo duas vezes. E isso tudo com o mesmo tempo de estudo.
Animado pra tentar? Experimente o 3R nos seus estudos e conte pra gente nos comentários!
A primeira tentativa é vergonhosa!
O foda é que a velocidade e a dinâmica da leitura vai pra casa do Chapéu. Outro ponto é que a técnica não passa de uma resenha mais rebuscada. 1- le, 2 – resume, 3 – vai para o proximo trecho.
A minha professora da oitava série usava essa técnica com os alunos. Eu como era novato sofria na mão dela, pois ela pedia para ler e explicar o que acabamos de ler. Levo essa lição até hoje pois além dela ser super rígida, usava esse modo que sem a gente perceber tava muito certo.
A m. É a preguiça kkk
Não custa tentar!!!
Vou testar…
Eficiente para aprendizagem, mas o texto longo torna-se assim mais longo e pode ser tudo, menos divertido.
Vamos nessa !!!
é, melhorou mesmo… thank u!!!!!!!!!!
tentemos ^^
Acho muito boa!! Sempre li duas vezes e escrevia o que eu entendia do que acabara de ler.. Entretanto assim (3R) parece ser mais fácil.. Vamos la!
Essa técnica funciona mesmo, já faço uso há algum tempo!
simbora!
E eu já fazia essa técnica e nem sabia rs
Vamos que vamos
Eu não sei ler
Eu sempre fui ruim na leitura interpretaco e tal..
Sou péssimo , quero muito melhor por onde começa ?
Muito bom, parabens.
Vamos a tentativa!
Não consigui ler até o fim