2 técnicas simples para diminuir sua ansiedade em qualquer lugar

By julho 24, 2015Dicas de Estudo

Você conhece bem essa cena: faltam 5 minutos pra prova começar. Você morde a caneta, bate a perna no chão e olha pros lados a cada 2 segundos. Seu coração já está acelerado desde que você entrou na sala. Você respira tão forte que parece que o ar da sala não é suficiente pra você.

A ansiedade é um problema comum da maioria dos estudantes. Ela pode aparecer em infinitas situações:

  • Antes, durante ou depois da prova
  • Na hora de dormir
  • Quando você tenta estudar
  • Quando você vai revisar a matéria com os amigos

A sensação de ansiedade, você já percebeu, prejudica seu desempenho. Fica muito difícil se concentrar e, por isso, seu estudo não rende nada.
Como a ansiedade é um problema comum, todo mundo tem um conselho pra dar pra você. Infelizmente, a maioria desses conselhos não ajudam quando você mais precisa.
Você já deve ter escutado alguns dos clássicos:

  • “Relaxe, vai dar tudo certo!”
  • “Confie no seu potencial. Você consegue!”
  • “Fique tranquilo. Não tem motivo pra se preocupar.”

O problema desses conselhos é que eles ignoram um fato essencial: a ansiedade não está só na mente, mas principalmente no corpo. Infelizmente, confiar no seu potencial não faz seu coração se acalmar ou sua agitação diminuir. Por isso, a Organiza! trouxe duas técnicas que deixam você mais tranquilo começando pelo mais importante: seu corpo.

Técnica de Relaxamento por Imagem

Leia de novo as primeiras linhas desse post. Você se sentiu um pouquinho mais agitado só pela leitura? A imaginação tem esse poder: podemos viver, por um instante, uma versão reduzida do que imaginamos.
A boa notícia é que você pode usar isso a seu favor.
A TRI (Técnica de Relaxamento por Imagem) é exatamente isso. Para aplicá-la, são apenas 4 passos:

  1. Sente-se numa posição confortável e respire fundo algumas vezes.
  2. Feche os olhos e imagine você em um lugar tranquilo e longe dos seus problemas (uma praia no Caribe, que tal?).
  3. Explore as sensações do lugar. Como você se sente? Como é a vista? E a temperatura?
  4. Continue respirando fundo e, quando já se sentir relaxado, abra os olhos.

Essa técnica é incrivelmente simples e, quanto mais você pratica, mais você se sente imerso na sua imaginação e mais rápido você relaxa.

Técnica da Respiração em Sintonia

Situações extremas exigem soluções mais rápidas.

Algumas vezes, você pode estar tão agitado e nervoso que até imaginar uma praia no Caribe fica difícil. Você está tão distraído e preocupado que precisa de algo mais intenso e mais direto: um choque de tranquilidade no corpo todo.

A Técnica de Respiração em Sintonia (TRS) foca nas partes mais críticas da ansiedade: sua respiração e sua atenção. A técnica – além de ser parecida com a técnica de meditação do nosso outro post – é bem simples e objetiva:

  1. Tente ficar numa posição confortável. Feche os olhos.
  2. Observe o ar saindo e entrando do seu corpo. Conte (mentalmente) cada inspiração e expiração. Quando inspirar, conte 1. Quando expirar, conte 2. Ao inspirar de novo, conte 3…
  3. Quando estiver contando, concentre-se apenas nos números. Tente imaginá-los surgindo na sua frente a cada momento da respiração. Continue contando até alcançar o número 10.
  4. Quando chegar ao 10, retorne a contagem a partir do 1. Isso mantém você atento ao exercício e diminui sua distração. Repita o processo quantas vezes achar necessário.

Pratique os exercícios sempre que precisar e você vai acabar se convencendo: seu corpo é um dos melhores caminhos para controlar suas emoções.

Testou as técnicas em casa e deu certo? Tem outro truque que sempre alivia sua agitação? Conte tudo pra gente nos comentários 🙂

*Este post é uma parceria entre o Me Salva! e a Organiza!, empresa júnior do Instituto de Psicologia da UFRGS. A Organiza! transforma o conhecimento abstrato da Psicologia em utilidade prática para todos, através de palestras, workshops e intervenções inteligentes.