O cinema emociona, inspira, questiona, instrui. Assistir a um bom filme pode ensinar sobre acontecimentos importantes da História, além de despertar seu interesse para pesquisar e debater temas com amigos, professores e família.

 

Então, eu posso estudar História vendo filmes??”

 

Você pode fazer bom uso deles sim, mas como um complemento. Nesse post das Dicas de estudos, montamos uma lista de 15 filmes em parceria com a Júlia Mello Schnorr – professora de História e mestra em Comunicação – pra ajudar você nessa jornada.

As dicas abrangem desde a História Antiga até as ditaduras na América Latina e os confrontos em países africanos no século XXI. Muito para se estudar e refletir. Prepare a pipoca! 🍿

História Antiga

1. “Asterix e o Domínio dos Deuses” – de Alexandre Astier e Louis Clichy (França/Bélgica, 2014)

Trailer. YouTube.

Essa animação em 3D mostra as peripécias do gaulês Asterix e seu parceiro Obelix, célebre saga das histórias em quadrinhos que retrata os gauleses (um conjunto de populações celtas). A trama se passa durante a hipotética campanha do imperador romano Júlio César para conquistar a vila de Asterix, em Gália (território que hoje corresponde à França, Bélgica e Itália).

Idade Média

2. “Joana d’Arc” – de Luc Besson (França, 1999)

Filme completo dublado. YouTube.

O filme conta a história de Joana, uma jovem de 19 anos guiada pela fé que inspira e lidera os conterrâneos franceses a lutarem contra os ingleses. Uma de suas irmãs foi violentada pelo exército invasor durante a Guerra dos Cem Anos, o que desperta sua indignação. Joana leva ao rei a mensagem de que Deus havia lhe dado uma missão: lutar a favor da França nessa guerra. Joana terá então que arcar com a perseguição da Inquisição e as acusações de bruxaria.

Colonização do Brasil

3. “A missão” – de Roland Joffé (Reino Unido, 1986)

Trailer. YouTube.

O filme retrata a época da expulsão dos jesuítas de Portugal, devido à crise nas relações entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus. No filme, Robert de Niro interpreta Rodrigo Mendoza, um violento mercador de escravos espanhol que se junta à ordem dos jesuítas nas florestas brasileiras. Após conviver com os índios, que ele antes escravizava, Rodrigo passa a fazer de tudo para defendê-los.

Memória e Patrimônio

4. “Narradores de Javé” – de Eliane Caffé (Brasil, 2003)

Trailer. YouTube.

Os moradores do pequeno vilarejo de Javé ficam sabendo que sua cidade entrou na rota de expansão das águas de uma enorme usina hidrelétrica. A comunidade discute e decide preparar um documento que valoriza a memória e o patrimônio local, contando os fatos fantásticos de sua história. Importante para entender o prévio contexto da Segunda Guerra Mundial e a perseguição nazista aos comunistas.

Grandes Guerras

5. “Cavalo de Guerra” – de Steven Spielberg (Estados Unidos, 2011)

Filme completo dublado. YouTube.

O doce garoto Albert e o temperamental cavalo Joey desenvolvem uma conexão desde cedo, que é interrompida quando o animal é vendido para as tropas britânicas durante a 1ª Guerra Mundial. Após anos nos campos de batalha, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e diferentes donos, até que o destino reserva para estes dois amigos um final surpreendente.

6. “13 minutos” – de Oliver Hirschbiegel (Alemanha, 2015)

Trailer. YouTube.

Do mesmo diretor de “A Queda: As Últimas Horas de Hitler”, o filme é uma biografia de Georg Elser, um brilhante carpinteiro que tentou realizar um atentado contra Adolf Hitler. Em 8 de novembro de 1939, Elser plantou uma bomba atrás de um púlpito usado por Hitler, em Munique.

América Latina

7. “Kóblic” – de Sebastián Borensztein (Argentina, 2016)

Trailer. YouTube.

A história se passa durante a ditadura militar argentina na década de 70. Kóblic (Ricardo Darín) era um capitão das Forças Armadas e participou do que ficou conhecido como ”voo da morte”. Revolucionários, conhecidos como subversivos, eram jogados de dentro de aviões para encontrar a morte nos mares argentinos. O filme conta as angústias e o drama pessoal de Kóblic.

8. “Batismo de Sangue” – de Helvécio Ratton (Brasil, 2006)

Trailer. YouTube.

O filme já é bastante conhecido por quem se interessa pelo período da ditadura militar no Brasil. A obra conta a história de freis envolvidos com o grupo guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional, liderados por Carlos Marighella. Os religiosos foram presos, torturados e julgados.

9. “No” – de Pablo Larrain (Chile, 2012)

Filme completo em espanhol, com legendas em português. YouTube.

Quando falamos sobre a história chilena, normalmente lembramos do incrível filme Machuca. Essa outra grande obra retrata o fim da ditadura militar no Chile e o plebiscito realizado para decidir se o ditador Pinochet deveria continuar no poder. Como propaganda para o plebiscito, a oposição contrata um especialista, René Saavedra (Gael Garcia Bernal), que lança uma campanha diferente.

10. “O que é isso, companheiro?” – de Bruno Barreto (Brasil, 1997)

Filme completo. YouTube.

Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e acaba com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período, vários estudantes aderiram à luta armada, entrando na clandestinidade. O filme conta um episódio de 1969, quando militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos, no intuito de trocá-lo por prisioneiros políticos que eram torturados nos porões da ditadura.

Guerra Fria

11. “13 dias que abalaram o mundo” – de Roger Donaldson (Estados Unidos, 2000)

Trailer. YouTube.

O filme retrata o episódio conhecido como ‘Crise dos Mísseis’, em 1962, quando o governo soviético instalou mísseis em Cuba capazes de carregar ogivas nucleares. Como ogivas nucleares já haviam sido instaladas na Turquia pelos EUA, direcionadas para a URSS (hoje Rússia), o mundo ficou à beira de uma guerra de proporções incalculáveis.

Conflitos contemporâneos

12. “Adêus, Lênin!”  – de Wolfgang Becker (Alemanha, 2003)

Trailer. YouTube.

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner – professora identificada com o regime socialista – passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada.

Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder os acontecimentos. Quando a Sra. Kerner acorda e deseja assistir à televisão, Alex conta com a ajuda de um amigo diretor de vídeos para preservá-la do choque.

13. “O senhor das armas” – de Andrew Niccol (Estados Unidos, 2005)

Trailer. YouTube.

Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, de seus concorrentes e até mesmo de clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

África

14. “Hotel Ruanda” – de Terry George (Itália, Reino Unido e África do Sul, 2004)

Trailer. YouTube.

O filme já é bem conhecido e é uma ótima dica para compreender a rivalidade étnica na África fomentada por interesses de potências mundiais e praticamente ignorada pela própria ONU em 1994. A história se passa em Kigali e demonstra os horrores da Guerra civil de Ruanda, conflito entre as etnias hutus e tutsi e que foi responsável por um grande genocídio.

15. “Beasts of no nation” – Cary Fukunaga (Estados Unidos, 2015)

Trailer. YouTube.

Lançada pela Netflix, a obra filmada em Gana é baseada no livro homônimo escrito pelo nigeriano Uzodinma Iweala. A história narra, através de atuações brilhantes e construção fantástica das personagens, o drama pessoal do menino Agu durante um dos períodos de guerra civil na África.

Curtiu os filmes que indicamos? O cinema é uma boa pedida pra estudar História e ampliar seu ponto de vista sobre importantes fatos do mundo. Confere outras Dicas de estudos e até a próxima!  😎