Ensino de alta qualidade, ótima reputação e reconhecimento internacional. E o melhor: tudo isso de graça! Nesse post, o Raio-X dos vestibulares traz nada mais, nada menos que a maior universidade pública do país: a Universidade de São Paulo (USP).

Separamos informações importantes pra você ficar ligado(a) no vestibular mais concorrido do Brasil. Partiu!

1Panorâmica da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, campus principal da USP que fica na zona Oeste de São Paulo. Foto: Wikipedia.

Histórico

Fundada em 1934, a USP é uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a instituição possui 11 campi, sendo que o principal fica na capital paulista: São Paulo (3), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos (2).

 

São 246 cursos de graduação e quase 100 mil estudantes! – 

 

A USP é a universidade que mais forma doutores no mundo (cerca de 2,3 mil por ano), de acordo com o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU, na sigla em inglês). O mais recente levantamento do órgão apontou a instituição como a melhor universidade do Brasil.

No conhecimento científico, também é destaque: é responsável por 25% de toda produção do país. A faculdade de Direito da USP é ainda mais antiga que a própria universidade, criada no ano de 1827. Nela se formaram 12 dos 42 presidentes brasileiros, além de 53 ministros do Supremo Tribunal Federal.

 

Seis cursos da USP figuram entre os 50 melhores do mundo! – 

 

Segundo o ranking da Quacquarelli Symonds (QS) – uma das principais agências de avaliação de ensino superior do mundo – de março deste ano, as faculdades de Odontologia, Antropologia, Arquitetura, Engenharia de Minas, Agricultura e Veterinária se destacam internacionalmente pela qualidade. Na tradicional lista da QS, publicada no início de setembro, a USP, além de repetir o posto de melhor universidade brasileira, subiu de 143ª para 120ª nas melhores no mundo.

Infraestrutura

Na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, zona Oeste de São Paulo, fica localizado o campus principal da USP, onde está a maioria das unidades de ensino e pesquisa, além da estrutura administrativa. Também na cidade de São Paulo, mas fora do campus, estão as Faculdades de Direito, Medicina e Saúde Pública, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades e a Escola de Enfermagem.

No campus de São Carlos estão as escolas de Engenharia e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU). No Campus de Ribeirão Preto são oferecidos 24 cursos, entre eles: Medicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.

2Campus da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, curso mais concorrido da Fuvest no último vestibular. Foto: www.fmrp.usp.br.

Em todos os campi, a USP reúne 42 bibliotecas que possuem mais de 7 milhões de unidades entre livros, teses e periódicos, sendo um dos principais acervos do Brasil. Nas Artes, possui um conjunto relevante de museus e galerias, como o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Ciências e o Museu Paulista.

Vestibular

O ingresso na USP é feito por meio de vestibular realizado em duas etapas, processo que é coordenado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Além desse método, a universidade passou a adotar as notas do ENEM em 2015, sendo que, do total de 11.072 vagas, 2.338 serão para o SISU, o que representa um aumento de 57% em realção ao ano passado.

 

Quase 50% das vagas do SISU são destinadas a estudantes de escolas públicas! – 

 

O restante das 8.734 vagas são para acesso por meio da prova aplicada pela Fuvest. Existe um bônus de até 15% na nota da primeira fase (efeito classificatório) e na nota final. Do total, 25% das vagas são para negros, pardos e indígenas e 25% para ampla concorrência.

A USP dispõe de programas de inclusão social como o INCLUSP, que oferece bônus na nota do vestibular para estudantes do ensino público, o que deve ser declarado no momento da inscrição. Dentro desse programa existe também o Pasusp, voltado para alunos ainda matriculados no ensino médio público.

3Mais de 140 mil estudantes são esperados para o vestibular da USP deste ano. Foto: Eduardo Enomoto/R7.

Provas

Como falamos ali em cima, o vestibular da USP é dividido em duas fases: a primeira objetiva e a segunda discursiva. A primeira etapa é classificatória, mas o desempenho será usado de qualquer forma no cálculo da nota final.

A prova de múltipla escolha é composta por 90 questões de temas interdisciplinares e tem duração de cinco horas. Você deve atingir um mínimo de 27 acertos (30%) para se classificar para a segunda fase.

O exame discursivo é dividido em três provas, com quatro horas de duração cada:

  • Prova 1 (100pts): 10 questões de Português (50pts) e Redação dissertativa-argumentativa (50pts);
  • Prova 2 (100pts): 16 questões de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Química e interdisciplinares;
  • Prova 3 (100pts): 12 questões sobre duas ou três matérias, dependendo da carreira escolhida.

Se a nota for zero em qualquer uma das provas, o candidato é eliminado. A nota final é obtida com a média das quatro provas em base centesimal adequada. Atenção: alguns cursos, como Música e Artes Cênicas, exigem prova de habilidade específica.

Dicas, pra que te quero!

Anota aí essas dicas básicas pra prestar o vestibular da USP com tudo dominado:

  • Levar documento com foto no dia da prova e também uma foto 3×4 (ela será recolhida pelos fiscais);
  • Usar caneta esferográfica azul ou preta, que são as obrigatórias;
  • Utilizar compasso, régua, apontador, lápis e borracha para rascunhos é permitido;
  • Consumir lanches leves e água para se hidratar é autorizado durante a prova.

Se liga na Agenda!

  • Incrições encerradas em 8/09
  • 21/11: Divulgação dos locais de prova
  • 27/11: Prova da primeira fase [abertura dos portões às 12h30; início da prova às 13h]
  • 19/12: Resultados da primeira fase
  • 8/01: Prova de Português e Redação
  • 9/01: História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês
  • 10/01: Prova de acordo com a carreira escolhida
  • 11 a 13/01: Provas de habilidades específicas (Artes Cênicas e Audiovisual)
  • 02/02: Divulgação dos resultados

Contato

  • Centro do Visitante | (11) 3091-3116 / 3121 – Praça Reynaldo Porchat, 110 – Cidade Universitária, São Paulo/SP
  • Fuvest | (11) 3093-2300

Já começou a estudar pra entrar na USP? Conseguir uma vaga nessa superuniversidade não é mole, então, fica ligado(a) nas aulas do Me Salva! No próximo post, mais Raio-X dos vestibulares pra você 😀 See ya o/