E a saga do Raio-X dos vestibulares continua! Nesse post, trazemos pra você outra queridinha dos estudantes: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Que tal olhar de perto essa renomada universidade pública e saber tudo que é preciso pra estudar aqui? Bora! o/

Histórico

Em atividade desde outubro de 1966, a Unicamp é uma das quatro universidades subsidiadas pelo governo do Estado de São Paulo, junto com a USP (falamos dela aqui!), Unesp e Univesp, ou seja, você não paga nada pra estudar aqui. Localizada na cidade de Campinas, a 100km da capital paulista, a Unicamp se destaca pelo consolidado centro de pesquisas que abriga.

1Campus principal da Unicamp, em Campinas. Foto: blog.enem.com.br.

Na lista internacional da QS World University Rankings – um dos principais órgãos de avaliação do ensino superior no mundo – a Unicamp aparece como 2ª melhor universidade do Brasil. Neste levantamento, divulgado em setembro de 2016, a instituição subiu quatro posições em relação ao ano passado, alcançando a 191ª colocação no âmbito mundial.

 

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. –

 

Dos mais de 40,8 mil estudantes, quase a metade está matriculada nos 153 cursos de pós-graduação, que superam em número as 70 opções de graduação e fazem a instituição famosa pelas pesquisas e artigos científicos.

 

Em 2015, a Unicamp foi a universidade com maior número de cursos com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. –

 

Infraestrutura

O campus principal fica no distrito de Barão Geraldo, a 12 km do centro de Campinas, e oferece bibliotecas, serviços de banco, alimentação, correios, quadras esportivas e um ginásio.

O Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da Unicamp e localizado no campus central, é considerado referência em diversas especialidades médicas, com reconhecimento internacional. A universidade também mantém três campi adjacentes nos municípios de Piracicaba, Limeira e Paulínia.

2Complexo do Hospital das Clínicas visto de cima. Foto: www.hc.unicamp.br.

Vestibular

O vestibular da Unicamp é aplicado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e ocorre em duas etapas:

1ª Fase > Prova objetiva

É realizada uma prova de Conhecimentos Gerais comum a todos os cursos. São 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento estudadas no Ensino Médio, em que cada questão vale um ponto, ou seja, total da prova = 90 pontos. A duração máxima é de 5 horas; a mínima é de 3 horas e 30 minutos. Os candidatos ausentes ou que obtiverem nota 0 (zero) serão eliminados.

2ª Fase > Prova dissertativa

A convocação é feita por curso e os estudantes serão chamados de acordo com a 1ª opção que fizeram. Para chegar nessa fase, é preciso obter nota igual ou superior a 550 na prova da primeira etapa.

Essa fase é dividida em três provas realizadas em três dias consecutivos, com duração máxima de 4 horas e mínima de 2 horas e 30 minutos em cada dia:

  • Primeiro dia (15/01/2017): prova de Redação, que vale até 24 pontos (composta por duas propostas de textos para escolha dos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
  • Segundo dia (16/01/2017): prova de Geografia, História e Matemática, com seis questões cada;
  • Terceiro dia (17/01/2017): prova de Ciências Biológicas, Química e Física, com seis questões cada.

Há ainda os cursos que exigem prova de habilidades específicas, além dessas duas fases, que deve ser realizada antes da primeira etapa: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. Os candidatos que não comparecerem ou obtiverem nota zero nas provas de habilidades específicas ficam eliminados da 1ª opção, mas continuam concorrendo por uma vaga na 2ª opção, caso exista.

 

Você deve informar que autoriza o uso da nota do ENEM! –

 

A  Unicamp  utiliza  a  nota  do  ENEM para compor a nota final da 1ª fase, mas ela somente é usada para aqueles candidatos que tenham autorizado a utilização no Formulário de Inscrição do Vestibular. Então, não se esqueça de informar!

3As 3.330 vagas serão disputadas em provas realizadas em 30 cidades (29 no Estado de SP e 1 em Brasília). Foto: Luis Cleber/ Estadão Conteúdo.

Cálculo com a nota do ENEM

O cálculo é feito com uma nota padronizada do ENEM (NPE) se o candidato que prestou o  ENEM, com presença  nos  dois  dias  de  prova,  em  2015  ou  2016, autorizou a utilização da nota. Será utilizada a maior nota entre os dois anos. A padronização atribui 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão:

NPE = 500 + (NE – ME) x 100/DPE, em que:

  • NE  é  a  soma  dos  escores  do  ENEM  nas  provas  de múltipla  escolha;
  • ME  é  a  média  de  NE  entre todos os candidatos presentes que indicaram o uso do ENEM;
  • DPE  é  o  desvio  padrão  de  NE entre todos os candidatos presentes que indicaram o uso do ENEM.

ME,  DPE  e  NPE  são  calculadas somente com base nos candidatos presentes na prova da 1ª fase.

Neste caso, a nota final da 1ª fase é a maior entre a) e b):

a) NF1  = (0,80 x NPF1) + (0,20 x NPE)

b) NF1 = NPF1

NPF1 é a nota padronizada obtida na 1ª fase do Vestibular Unicamp e NPE é a nota padronizada obtida pelo candidato na parte de Conhecimentos Gerais do ENEM 2015 ou 2016. A fórmula de aproveitamento da nota do ENEM só poderá ser aplicada a candidatos que tenham obtido nota maior que zero na 1ª etapa.

Provas

Habilidades Específicas

  • 02/09/2016 a 09/09/2016: envio on-line de vídeos para candidatos aos cursos de Música;
  • 23/01/2017 a 26/01/2017: para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.

1ª Fase: 20/11/2016

2ª Fase:

  • 15/01/2017 : Redação, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
  • 16/01/2017: Geografia, História e Matemática;
  • 17/01/2017: Ciências Biológicas, Química e Física.

O acesso aos locais de prova será permitido a partir das 12h30min, somente para os candidatos. A aplicação da prova terá início às 13h, quando os portões serão fechados.

Se liga na Agenda!

As inscrições se encerraram em 01/09, mas, se você se inscreveu, confere aí o calendário:

  • 27/10/2016: divulgação dos  locais  de  provas  da  1ª fase no site da  Comvest;
  • 13/12/2016: divulgação dos  locais  de  provas  da  2ª fase no site da  Comvest.

Contato

  • Endereço | Cidade Universitária “Zeferino Vaz”- Distrito de Barão Geraldo – 13083-970 – Campinas/SP
  • E-mail | telefonia@ccuec.unicamp.br
  • Telefone | (19) 3521-7000

Conta aí qual a universidade dos seus sonhos! E aguarde pelo próximo post com mais informações preciosas sobre o vestibular. Hasta! 😉