Vestibular e ENEM chegando e bate aquela ansiedade, né? A gente entende. Nessa hora, é preciso organizar as ideias e reunir as informações mais importantes. E é pra isso que estamos aqui! 💪

Nesse post da série Raio-X dos vestibulares, trazemos tudo que você deve saber sobre a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Chega mais!

lalaCampus da Unesp em Jaboticabal, a 350km de São Paulo, onde fica a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Foto: Fernando Galindo.

Histórico

Criada em 1976, a Unesp é uma instituição pública de ensino gratuito mantida pelo governo do Estado de São Paulo, junto com outras quatro universidades: USP, Unicamp (confere nossos posts sobre essas duas aqui e aqui!) e Univesp.

 

A Unesp é destaque na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade! –

 

A instituição paulista é famosa pelos programas de incentivo à iniciação científica de jovens estudantes e pela pesquisa e desenvolvimento. A Unesp foi apontada pela Unesco, em 2010, como a 2ª universidade do Brasil com maior número de artigos científicos publicados em nível internacional, responsável por 8% da produção nacional.

De acordo com o ranking divulgado em setembro de 2016 pela QS World Universityuma das mais importantes agências de avaliação do ensino superior no mundo a Unesp foi considerada a sexta melhor universidade do país.

Infraestrutura

A Unesp possui 34 unidades em 24 municípios do Estado de São Paulo, em modelo multicampi inspirado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. São 22 campi no interior, um na capital e um em São Vicente, o primeiro de uma universidade pública no litoral paulista.

 

São 155 cursos de graduação e mais de 50 mil estudantes! – 

 

A estrutura conta ainda com cinco fazendas experimentais, 11 unidades complementares e três colégios técnicos. O total de professores é de 3,8 mil, com 37 mil alunos na graduação e mais de 13,5 mil estudantes na pós-­graduação. Os laboratórios chegam a 1,9 mil unidades; o acervo de 1,5 milhão de livros e 27.832 títulos de periódicos é distribuído em 30 bibliotecas.

2Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, a 242km da capital São Paulo. Foto: www.fmb.unesp.br.

Os museus, hortos, jardins botânicos e outras intalações somam uma área de 62,8 milhões de m². A universidade também é proprietária do Hospital de Clínicas de Botucatu e administra o Hospital Estadual de Bauru, além de hospitais veterinários e clínicas de Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.­­­­­­­­­

Vestibular

A Unesp realiza o vestibular duas vezes no ano. Isso mesmo, são dois vestibulares, cada um composto por duas fases. A primeira fase inclui uma prova objetiva e a segunda fase tem duas provas discursivas. O primeiro vestibular já rolou em maio de 2016 e o segundo será em novembro.

Para este segundo vestibular, a prova objetiva da primeira fase apresenta 90 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais. O número mínimo de acertos exigido para seguir para a próxima fase varia conforme o curso (confere aqui).

São 30 questões para cada uma das áreas estipuladas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, em uma prova com duração de 4 horas e 30 minutos: Linguagens e Códigos: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; Ciências Humanas: elementos de História, Geografia e Filosofia; Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática.

Na segunda fase do vestibular de novembro, rolam as duas provas discursivas que são realizadas dias separados, também com duração de 4 horas e 30 minutos cada:

  • 1º dia > 24 questões: 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática);
  • 2º dia > 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e prova de Redação.

3A expectativa é que mais de 100 mill estudantes prestem o vestibular da Unesp. Foto: Leandro Moraes/UOL.

Você poderá utilizar a nota do ENEM! –

 

Para o candidato que prestou o ENEM em 2015, o desempenho da parte objetiva desse exame poderá ser aproveitado na nota da Prova de Conhecimentos Gerais, de acordo com a seguinte fórmula:

NF = [(4 x CG) + (1 X ENEM)] ÷ 5 , se ENEM > CG ou NF = CG, se ENEM ≤ CG

Em que:

  • CG: nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp (escala 0-100 pontos);
  • ENEM: média do percentual de acertos da parte objetiva da prova;
  • NF: nota final da Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp (escala 0-100 pontos).

As provas serão aplicadas nas cidades de Bauru, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. Em cada curso de graduação, 35% das vagas são destinadas aos estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

 

Olha que legal: é possível se inscrever como treineiro, ou seja, estudante que ainda não concluiu o Ensino Médio e só quer praticar 🙂  –

 

Se liga na Agenda!

  • Inscrições do 2º vestibular encerradas em 03/10
  • Taxa de inscrição: R$ 155,00
  • Exame da 1ª fase: 13/11
  • Exame da 2ª fase: 18 e 19/12
  • Divulgação do resultado final: 03/02/17
  • Você também pode acompanhar mais infos no Blog da Unesp!

Contato

  • Endereço | Rua Quirino de Andrade, 215 – São Paulo/SP
  • Telefone | (11) 5627-0233

Mais tranquilo(a) agora que você conhece melhor a Unesp? Ficar por dentro de todas as suas opções pode clarear a mente e facilitar as escolhas. 👊 Até o próximo post com mais dicas!