Pensando em prestar vestibular na Federal de Santa Catarina? Quer saber um pouco mais sobre a universidade? Confira como funciona o sistema de ingresso da UFSC no Raio-X que fizemos para você 🙂

A universidade é um mundo bem diferente e pode ter certeza que é repleta de gente: a Universidade Federal de Santa Catarina é formada por uma comunidade de 50 mil pessoas!

Além de contar com um campus em Floripa (já imaginou estudar na ilha da magia?!), a UFSC está presente em mais quatro municípios do interior: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.

1UFSC: Uma comunidade de 50 mil pessoas em cursos de graduação e pós-graduação. Foto: Divulgação.

Reconhecimento

Em 2015, a UFSC foi contemplada com a 24ª posição na classificação geral do Ranking de Universidades QS, da América Latina. Quando a avaliação é entre as brazucas, a universidade também está bem colocada, é a 10ª; entre as federais, é a 6ª.

E o vestibular?

Para encarar o vestiba, é preciso se preparar para três dias de provas, com duração de quatro horas.

No primeiro dia o candidato faz provas de Línguas! A chamada Primeira Língua são doze questões de proposições múltiplas de Português e Literatura Brasileira ou Libras; na Segunda Língua, o vestibulando tem as opções de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (oito questões de proposições múltiplas).

Para encerrar, o primeiro dia de provas ainda tem Matemática e Biologia, cada uma com dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas (ufa!).

Já no segundo dia é a vez de História e Geografia, cada uma com dez questões de proposições múltiplas. E ainda Física e Química, também cada uma com dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas. Cansou?

 

Respira, porque no terceiro dia ainda tem a famosa Redação e quatro questões discursivas! – 

 

A avaliação é o seguinte: as questões de múltiplas proposições apresentam no máximo 7 proposições, com os números 1,2,4,8,16,32 e 64, e pelo menos duas estão certas. A resposta é a soma das proposições corretas.
As chamadas questões abertas têm como resposta um número entre 0 e 99.

Como me inscrevo?

As inscrições são exclusivamente pela internet, aqui! O valor da taxa é de R$ 125 para todos os cursos. Para obter isenção, você pode conferir os requisitos no mesmo link. 😉


As provas podem ser prestadas em 23 cidades de Santa Catarina. – 

 

Além de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí e Joinville são algumas das alternativas.

2A UFSC tem campi em mais quatro cidades além de Floripa: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. Foto: Divulgação.

Para o ingresso, são destinadas 70% das vagas do vestibular e 30% via SISU. Para quem fez ensino médio em escolas públicas, são reservadas 50% das vagas.

No quadro de vagas, você pode conferir como são distribuídas as reservas por renda familiar e declaração racial. Depois de feita a inscrição, é importante conferir os dados no site, entre os dias 21 e 28 de outubro. Partiu?!

Se liga na agenda!

Para prestar o vestibular, não esqueça de levar para a prova o comprovante de inscrição definitivo (após revisar os dados no site) e documento de identidade válido.

  • Inscrições: 14 de setembro a 13 de outubro de 2016;
  • Provas: 10, 11 e 12 de dezembro de 2016;
  • Prova prática de Artes Cênicas: 24 a 28 de outubro de 2016;
  • Gabarito: 12 de dezembro de 2016.

Contato

  • Campus Reitor (48) 3721-9000João David Ferreira Lima, s/n – Trindade, Florianópolis – SC

Curtiu os toques do nosso Raio-X? Então se organiza e bora estudar para o vestibular! Quem sabe a tão sonhada vaga na ilha da magia esteja perto?! Nos vemos no próximo post!