Vestibular chegando, ansiedade pegando e você ainda não sabe onde quer estudar? Muita calma nessa hora. Nesse episódio do Raio-X dos vestibulares, a estrela da vez é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das mais cobiçadas pelos estudantes de todo o Brasil. Vem saber mais sobre ela!

Histórico

Os primeiros cursos da UFRGS datam do ano de 1895, com a Escola de Farmácia e Química e, posteriormente, com a Escola de Engenharia, em Porto Alegre. Em 1934, a instituição foi federalizada e adotou o nome atual.

2Reitoria, Salão de Atos e campus principal da universidade ficam no Centro de Porto Alegre. Foto: Ramon Moser/Divulgação.

A UFRGS é uma universidade pública de ensino superior mantida pelo Governo Federal brasileiro que oferece cursos no Ensino Fundamental e Ensino Médio (Colégio Aplicação), Graduação e Pós-Graduação, além da Escola Técnica.

 

Segundo o ranking internacional da QS World University – um dos mais respeitados do mundo – a UFRGS é a 4ª melhor universidade do país. –

 

A instituição foi avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) como a melhor universidade do Brasil nos anos de 2012, 2013 e 2014. Em 2015, foi eleita pelo mesmo levantamento como a melhor federal do Brasil e a 2ª melhor do país, no quadro geral.

Entre algumas personalidades que estudaram por lá estão o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, o ecologista e ativista José Lutzemberger e os escritores Moacyr Scliar, Caio Fernando Abreu (que está nas leituras obrigatórias desse vestibular!) e Lya Luft.

 

Três ex-presidentes se formaram na UFRGS: Getúlio Vargas, João Goulart e Dilma Rousseff.

 

Infraestrutura

A oferta de ensino compreende 89 cursos de graduação presenciais e 4 a distância, 71 Mestrados Acadêmicos, 9 Mestrados Profissionais e 68 Doutorados, somando um total de mais de 40 mil alunos. Em Porto Alegre existem quatro unidades: Campus Central, Campus Saúde, Campus do Vale e Campus Olímpico.

 

São mais de 500 laboratórios, 33 bibliotecas, 37 auditórios, museus, Observatório Astronômico e três Casas do Estudante!

 

3O HCPA foi o primeiro hospital universitário brasileiro a conquistar a certificação da Joint Commission International (JCI), padrão mundial de qualidade. Foto: flickr.com/photos/robvini.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – considerado referência nacional em diversas especialidades – é vinculado academicamente à UFRGS, sendo espaço de atuação prática dos estudantes dos cursos da área da Saúde.

Você curte pesquisar? Pois a universidade gaúcha conta com mais de 700 grupos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento! A instituição oferece ainda programação cultural gratuita, com cinema, música, teatro e exposições, além de uma série de serviços oferecidos à comunidade, como atendimento odontológico, hospital veterinário e assessoria jurídica.

 

Os estudantes podem realizar atividades complementares e estagiar nos serviços oferecidos à população.

 

Vestibular

A UFRGS adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de novos alunos para 30% das vagas da graduação – os outros 70% são preenchidos por meio de concurso vestibular próprio.

 

Você pode usar a nota do ENEM! – 

 

A realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é obrigatória para a participação no vestibular da UFRGS, mas, ao se inscrever, você poderá manifestar se deseja utilizar ou não a nota do exame.

 

30% das vagas de cada curso são destinadas a estudantes de escolas públicas e metade dessas vagas a autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

 

 

E atenção: no momento da inscrição, você deverá indicar onde deseja prestar as provas (Porto Alegre, Bento Gonçalves ou Imbé/Tramandaí) e também escolher entre um dos cinco idiomas para a prova de Língua Estrangeira: alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano.

1No último vestibular, os cursos da Saúde foram os mais concorridos; Medicina teve o maior índice de candidatos por vaga: 79,82. Foto: Vinícius Roratto.

Provas

O vestibular da UFRGS é dividido em quatro provas realizadas em quatro dias, com 25 questões de múltipla escolha para cada disciplina (exceto para Redação) e com duração de 4 horas e 30 minutos cada:

  • Prova 1: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna;
  • Prova 2: Língua Portuguesa e Redação;
  • Prova 3: Biologia, Química e Geografia;
  • Prova 4: História e Matemática.

*Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro deverão prestar, ainda, a prova de Habilitação Específica.

Serão eliminados automaticamente os candidatos que se enquadrarem em pelo menos uma dessas situações:

  • Não acertarem, no mínimo, uma questão em cada uma das nove provas de múltipla escolha;
  • Atingirem menos de 30% de acertos no total das questões de múltipla escolha das nove provas;
  • Obtiverem, em qualquer uma das nove provas, escore padronizado igual a zero;
  • Obtiverem escore inferior a 30% do escore máximo na prova de Redação.

Se liga na Agenda!

  • Inscrições: de 20 de outubro a 3 de novembro
  • Taxa: R$ 120
  • Provas:
  • 08/01/2017 – Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna
    09/01/2017 – Língua Portuguesa e Redação
    10/01/2017 – Biologia, Química e Geografia
    11/01/2017 – História e Matemática
  • Edital completo

 

Confere aqui a lista de leituras obrigatórias!

 

Contato

  • Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS
  • Fone: (51) 3308-6000
  • Aqui você pode encontrar os contatos de cada unidade acadêmica!

E aí, se interessou pela UFRGS ou ela já estava na sua lista? Conta pra gente! 🙂 E não perca os posts da nossa série que desvenda as universidades pelo Brasil. Até a próxima. \o/