Iniciativas conscientes nos atraem. Quando nos identificamos com algo, tentamos fazer de tudo para ajudar. Foi exatamente esse o caso de um programa do MIT IDE Inclusive Innovation Challenge (em português, MIT IDE A Iniciativa para a Inovação Inclusiva).

O que é o MIT IDE Inclusive Innovation Challenge?

É um programa promovido pelo MIT, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do mundo. O nome completo, em português, é “A Iniciativa para a Inovação Inclusiva, reinventando o futuro do trabalho”, e, basicamente, o objetivo do programa é:

Celebrar e acelerar soluções baseadas em tecnologia, permitindo maiores oportunidades econômicas para o trabalho em todo o mundo – 

Legal, né? A ideia é viabilizar projetos inovadores, tecnológicos, inclusivos e conscientes.

Como funciona esse programa?

Existem quatro categorias, divididas entre os tipos de soluções para o futuro do trabalho. Essas são as categorias e questões que as empresas devem responder:

Crescimento de renda e criação de emprego
Como garantir que os trabalhadores ganhem rendimentos suficientes e crescentes para alcançar uma qualidade de vida e padrões de vida satisfatórios? Como reimaginar indústrias em dificuldades e criar novas oportunidades de trabalho?

Inclusão financeira
Como garantir segurança financeira e estabilidade para mais pessoas? Como habilitamos mais pessoas a acessar os benefícios dos serviços financeiros?

Desenvolvimento de habilidades e oportunidades correspondentes
Como permitimos que os trabalhadores tenham sucesso e acessem as oportunidades de trabalho do futuro?

Acesso à tecnologia
Como conectamos mais pessoas à internet e ao acesso à tecnologia, independentemente da idade, localização, educação ou habilidade?

E quem pode se candidatar?

Start-ups e empresas que estejam:

• Usando a tecnologia para reinventar o trabalho e criar oportunidades econômicas para trabalhadores de baixa renda;

• Demonstrando capacidade de impactar positivamente e melhorar a vida das pessoas que trabalham. Que estejam em fase de crescimento e além da “fase da ideia”;

De qualquer idade, tamanho ou tipo (com ou sem fins lucrativos, com plano de sustentabilidade financeira).

Como funciona a premiação?

O programa tem 2 etapas, a regional (que no nosso caso é a América Latina) e a Global. Ele premia os finalistas e vencedores dos 5 principais continentes:

  • Os vencedores de cada categoria da etapa regional ganham 20 mil dólares e são convidados para a Grande Celebração Global no MIT com tudo pago.
  • Os segundos e terceiros colocados ganham 5 mil dólares;

Na Celebração Global participam os 20 vencedores de todo o mundo:

  • Os 4 grande Vencedores Globais ganham 250 mil dólares – ao todo são 1 milhão de dólares em premiações!

E como se inscrever? Nesse link!