O que o professor de Matemática faz quando acorda de manhã? E quais bandas o professor de Física curte? Para descobrir, a gente conversou com o André Corleta, 24 anos, professor de Matemática, e com o Felipe Ben, 26 anos, nosso professor de Física!

 

Além dos cálculos, números, problemas e leis. Vem conhecer nossos professores além das Exatas. –

 

De engenheiro a professor

Nossos mestres das Exatas, além de excelentes professores, poderiam ter se tornado engenheiros. Os dois cursavam Engenharia quando a ideia de lecionar apareceu, quase que sem querer.

O Ben foi dar aulas de Física como voluntário. Um cursinho popular estava sem professor e ele resolveu ajudar. Parece que foi ontem, mas:

Sete anos depois, continuo dando aulas e não me vejo fazendo outra coisa da vida.”

 

benSenhoras e senhores, Felipe Ben, ilustre professor de Física! Arquivo pessoal.

Já o Corleta curtia muito a parte de teoria da Engenharia, como a criação de modelos matemáticos bem complexos.

Ajudava meus colegas a estudar, mas nunca, de fato, havia estado em uma sala de aula como professor.”

 

E a comprovação de que ensinar era mesmo a praia do Corleta veio quando ele fez um estágio na indústria durante a Faculdade e não curtiu. A vida dele mudou quando surgiu um post na timeline do Facebook com uma oportunidade de dar aulas de Engenharia em um tal de Me Salva!. 😎

 

A partir daí, percebi que eu tinha na mão a chance de não só ser professor, mas também contribuir para uma mudança necessária na educação do Brasil.”

 

Física Quântica no jantar

Além da aventura pela engenharia, nossos professores também gostariam de jantar com uma figura histórica em comum: Richard Feynman. Não sabe quem é? A gente conta. Ele é ganhador do Nobel de Física e estudava pequenas partículas num ramo da física chamado de Mecânica Quântica, como explicou o Corleta.

 

Loucuras de física quântica: ia ser uma bela janta.”

 

O Ben ainda gostaria de mais dois convidados nesse jantar: JK Rowling, criadora da série Harry Potter, e Carl Barks, criador do Tio Patinhas. <3

Aprendendo a cada braçada!

Coincidências acontecem, e os maiores aprendizados dos nossos professores tem a ver com a Natação.

O Corleta foi atleta na Natação quando era mais novo e a experiência marcou a vida dele. “O ritmo intenso de treinos e competições foi essencial para eu crescer como pessoa”, lembra.

corletaNosso gênio dos números, André Corleta. Arquivo pessoal.

Já o maior aprendizado do Ben foi justamente aprender a nadar. Tarefa, segundo ele, que foi muito difícil. “Essa coisa de coordenação motora não é pra mim”.

Soneca

E, sem dúvida, nossos mestres também adoram dormir! O Ben diz que o despertador é uma companhia constante e necessária no dia a dia: sem ele, o nosso professor definitivamente não acordaria tão cedo.

 

Tenho que levantar e tomar um banho ou não acordo direito de jeito nenhum.”

 

O Corleta coloca o despertador na função soneca (porque aqueles 10 minutinhos a mais fazem toda a diferença). “A não ser que seja para surfar. Aí eu pulo da cama na hora que o despertador toca!”

Ser professor é legal! – além das férias de verão

Se eles gostam de fazer as aulas para os estudantes do Me Salva!? Claro que sim. Para o Corleta, saber que as experiências de vida e o conhecimento dele estão sendo utilizados para melhorar a vida de outras pessoas ,é a melhor parte. E não importa como: “Pode ser fazendo o estudante entender melhor o mundo ou ajudando-o a passar em uma prova”.

Para o Ben, transmitir um pouco do conhecimento que a humanidade já produziu para as gerações futuras não tem preço. E não tem mesmo!

Confere mais curiosidades sobre eles:

O que você curte ouvir?

Felipe Ben: Eu era muito fã de Coldplay, mas não gostei dos últimos álbuns. Engenheiros do Hawaii provavelmente é minha banda favorita e resume bem o estilo de música que eu mais ouço.

Corleta: Varia muito, mas ouço de tudo. Tenho escutado muito a Sticky Fingers, uma banda australiana com um estilo bem próprio, muito massa! Toco violão e gosto de samba, bossa nova, mpb e surf music (Current Swell é um som que indico também).

 

Qual o filme que você mais curte?

Felipe Ben: Acho a trilogia De Volta para o Futuro genial, mas acho que o filme que eu mais já vi/revi e não vou cansar é O Rei Leão.

Corleta: Não tenho um filme preferido. Veio à cabeça agora o Cães de Aluguel, do Quentin Tarantino. Esse cara é um gênio!

 

Se você ganhasse uma passagem agora, para qual lugar do mundo iria?

Felipe Ben: Londres. <3

Corleta: Indonésia.

 

Qual é o seu melhor jeito de relaxar?

Felipe Ben: Gosto de desenhar e tocar piano. Mas, ultimamente, o que mais funciona é ver vídeos no youtube e seriados.

Corleta: Fazendo esportes e dormindo! Tento colocar a Natação, o Yoga e o Surf na minha rotina. O último é mais difícil, porque moramos a mais de 100 km da praia.

 

Se você fosse um filme/música/série, qual seria?

Felipe Ben: How I Met Your Mother ou o Mundo de Beakman. 🙂 haha

Corleta: Essa é difícil, porque deve mudar a cada nova experiência que nos modifica e constrói ao longo do tempo.

 

Já conferiu quem te salva em Literatura, Português e Redação? Fique ligado(a), logo tem mais curiosidades sobre os professores aqui no blog. Até a próxima! 😉