A hora da prova está chegando e a sua cabeça está fervendo? Sabemos que toda atenção está voltada para os conteúdos do exame e que, nesse momento, é natural rolar aquele nervosismo e ansiedade que podem comprometer a sua organização. Mas não se desespere: estamos aqui pra te ajudar! 👊

 

Nesse post, montamos um checklist pra facilitar o seu planejamento e não deixar que detalhes logísticos atrapalhem a sua preparação. Partiu? – 

 

Documentos

Para realizar a prova, é obrigatória a apresentação de um documento original de identificação com foto. Ou seja, vale RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, Certificado de Reservista ou passaporte, desde que tenha a sua fotografia. Em caso de perda ou roubo, você terá que apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

É recomendado levar impresso o Cartão de Confirmação que foi emitido quando você fez a inscrição na Página do Participante. Nele, estão contidas informações como o número de inscrição, horário e local de realização das provas.

Deslocamento

Conheça o local da prova e faça o trajeto com antecedência, dias antes do exame. Verifique todas as linhas de ônibus e quanto tempo você irá levar para chegar ao destino, calculando, também, estimativas de atrasos por conta de congestionamentos.

 

Fique atento (a), pois os horários do transporte público podem ser diferentes aos sábados e domingos. – 

 

No dia da prova, não se atrase: acorde mais cedo e saia com folga, para não se colocar em risco de dar com a cara no portão. Acerte o despertador e peça para alguém fazer o mesmo e acordar você, só por garantia.

1De olho no despertador! Foto: Katarzyna KosWarsaw / unsplash.com

Horários

Se liga! Os portões do local da prova são abertos às 12h (meio-dia, horário oficial de Brasília/DF) e fecham às 13h. A partir desse horário, os participantes deverão aguardar em sala até que o início da prova seja autorizado, às 13h30, após a verificação dos procedimentos de segurança.

E lembre-se: você só poderá deixar o local de prova após duas horas do início do exame, sob pena de ser eliminado. Pra levar o caderno de questões, somente nos 30 minutos antes do encerramento da avaliação.

Material

Você poderá fazer a prova somente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Então, leve duas ou três, só pra garantir.

Antes de entrar na sala, você deve guardar todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos que será fornecido por um fiscal, sob pena de eliminação do exame, então, não bobeia!

Lanche

Você pode se alimentar durante a prova 😋. Mas não exagere: evite alimentos gordurosos e pesados. Opte por uma fruta, barra de cereais, bolachas água e sal. E claro, não esqueça da boa e velha água pra se hidratar!

O que NÃO é permitido:

  • Realizar consultas a materiais ou se comunicar com outros participantes durante o período das provas;
  • Levar/portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações;
  • Levar/portar qualquer dispositivo eletrônico, como: calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Se ausentar em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 horas do início das provas;
  • Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Enem ou de outro participante.

Resumão: “o que preciso pro dia da prova?”

  • Conhecer bem o local e fazer o trajeto com antecedência;
  • Chegar na hora > os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h;
  • Documento com foto;
  • Cartão de Confirmação da inscrição;
  • Caneta de tinta preta feita em material transparente;
  • Lanche;
  • Não usar boné, óculos e guardar todos os dispositivos eletrônicos no porta-objetos.

Você também pode conferir todas as informações sobre o exame no Guia especial que a gente elaborou e dar aquela revisada básica nos nossos posts do Raio-X do Enem: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

Curtiu nosso checklist? Trouxemos todas as infos que você precisa saber pra fazer a prova numa boa! Não esqueça: se preparar é a melhor solução para acabar com o nervosismo. Uma excelente prova!!! 😀