Todo início de ano, ou semestre, é a mesma história: organizar os materiais de estudo. No espírito da Love Friday, de consumo compartilhado e consciente, preparamos uma pequena lista de como reaproveitar esses materiais – seja para a escola ou faculdade. Maneiras fáceis e baratas de não precisar comprar tudo de novo toda vez que as férias acabam. Se liga na lista que preparamos:

1. Lápis

Reunir os velhos e ver os que ainda estão em condições de uso. Limpá-los com álcool e encapá-los com fita adesiva ou papel contact é uma boa dica para preservá-los ainda mais.

via GIPHY

2. Borrachas

Essa dica é muito simples: limpar suas borrachas com álcool – elas ficam como se fossem novas. Um desafio legal é tentar acabar uma borracha (referência para os mais velhos: quem lembra daquela comunidade do Orkut “Eu nunca terminei uma borracha”?). Essa mesma regra vale para aqueles materiais menos usados, como réguas, tesouras, colas, compassos, etc.

via GIPHY

3. Canetas

Só jogue fora as quebradas ou vazias. Não faz sentido sempre estar comprando novas, basta limpar as suas e elas serão tão boas quanto as que você compraria.

via GIPHY

4. Caderno

O item mais importante da lista. Antes das aulas começarem, vale a pena dar uma olhada nos seus cadernos. A coisa mais comum é encontrar um utilizado pela metade e, nesse caso, basta arrancar as folhas riscadas, guardá-las e pronto: o caderno estará tão bom quanto um novo. Dá até para montar um caderno com folhas de vários lugares diferentes, uma simples ferragem plástica (até mesmo um clips) é o suficiente. Usar uma folha colorida é uma boa dica para capa!

via GIPHY

5. Mochilas

O mais caro por último. Muitas vezes basta limpar com cuidado que sua mochila vai parecer nova. Aliás, um ponto importante: o costume de lavar sua mochila é muito bom, pois o tecido limpo e cuidado conservará o material por mais tempo. Mas e se estragar algum zíper ou rasgar alguma parte? Uma boa forma de economizar o seu dinheiro e o planeta é procurar uma costureira. Muitas vezes o conserto é mais simples do que você imagina.

via GIPHY

Compartilhe

Se mesmo depois destas dicas você não for mais utilizar algum dos seus materiais, não jogue fora! Sempre vai ter alguém disposto a usá-lo, então a principal dica é compartilhar, doe!

E você aí tem mais alguma dica de reaproveitamento de material escolar? Se sim, conta para a gente aqui nos comentários.