Chegou o dia (ou os dias) do vestibular e tudo o que você não quer fazer é rever conteúdos e ficar abraçado nos livros de conteúdo, né? 

Às vezes, a melhor coisa para vencer o nervosismo é espairecer a cabeça – ainda mais que você deve estar exausto(a) de enfrentar essa maratona de provas (sem falar que estamos chegando no final do semestre. E do ano!!). Ufa! Haja fôlego!

 

Para tirar um pouco a tensão desse momento, preparamos uma lista de 10 atividades que você pode fazer durante os dias de vestibular para relaxar, se divertir e espairecer a cabeça. – 

 

1. Vá ao cinema

Você pode ir ao cinema e assistir a um filme sobre o qual nunca ouviu falar e sem planejar (se você é estudante, rola aquela meia-entrada maravilhosa). Ir ao cinema é uma experiência diferente de assistir a um filme em casa, já que você vivencia o ambiente.

E quem sabe você pode ir ao cinema sozinho? Pode ser uma experiência bem legal!

giphy.com

2. Leia um romance ou quadrinhos

Cansado de ler textos e mais textos sobre os conteúdos do vestibular? Que tal esquecer um pouco as preocupações lendo um romance ou alguns quadrinhos? Você pode seguir as sugestões dos professores do Me Salva!, que contaram pra gente quais são os seus livros favoritos.

Ou acessar o site GoComics, que posta diariamente centenas de tirinhas de diversos autores para você dar umas risadas. E como as tirinhas são em inglês, ainda dá pra praticar o idioma!


giphy.com

As tirinhas da Mafalda também são uma ótima pedida para quem não é tão familiarizado com o idioma inglês. Escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino, as histórias, apresentando a menina Mafalda, preocupada com a paz mundial e a humanidade, se rebelando com o estado atual do mundo.

3. Assista a um documentário gratuito

Você pode buscar na internet documentários gratuitos para assistir, assim aproveita para se divertir e aprender ao mesmo tempo. Além de te ajudar a conhecer coisas novas – seja uma região, a realidade de um povo, ou até aprender sobre Ciências – também é uma forma da gente se distrair (afinal, também é cinema).

 

O Mundo Global Visto do Lado de Cá é um documentário de 2006 do cineasta brasileiro Sílvio Tendler que discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias – o Terceiro Mundo e as comunidades carentes –  a partir de uma entrevista com o premiado geógrafo brasileiro Milton Santos, especialista em estudos de urbanização do Terceiro Mundo. – 

 

A obra de Milton Santos foi inovadora ao abordar o conceito de espaço, que se transformou, graças às novas tecnologias. Para o geógrafo, a dimensão humana dos lugares anularia os efeitos perversos da globalização. 


 Youtube / Canal Crabastos

Vale assistir, expandir a mente, e conhecer mais sobre as relações de espaço do nosso planeta!

4. Ande de bicicleta ou caminhe

Você já ouviu o ditado Mens sana in corpore sano (do latim: “mente sã em corpo são”)? De autoria do poeta romano Juvenal, a frase seria parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

Um estudo da Universidade John Hopkins revela que é possível encontrar uma explicação bioquímica por trás desta observação milenar. Uma proteína – um fator de crescimento nervoso chamado BDNF – conhecida por atuar na saúde mental também teria papel importantíssimo em manter a saúde do músculo cardíaco.

 

Então, bora mexer o corpo? – 

 


ohmagif.com

5. Conheça músicas novas

Um estudo de 2013 conduzido por um grupo de cientistas canadenses e publicado na revista Science descobriu que ouvir novas músicas faz bem ao cérebro. Onde descobrir músicas novas?

O Spotify e AccuRadio funcionam com plataformas com múltiplos canais de música. Você pode acessar o Spotify de graça, ou então fazer uma assinatura, que te dá alguns benefícios como não precisar ouvir propagandas ou acessar suas músicas em qualquer lugar (com seu smartphone, computador, carro, televisão…). 


senorgif.com

No AccuRadio dá pra acessar canais de música separados por inúmeros gêneros, subgêneros ou ainda décadas. Você pode personalizar os canais, indicando as músicas que gosta mais, ou músicas ou artistas que gostaria de banir de suas playlists. E o melhor de tudo, É DE GRAÇA. 😉

6. Aprenda a fazer origami

Engana-se quem pensa que origami é uma atividade para idosos!

 

Os trabalhos de dobradura em papel, além de proporcionarem desafios e lazer, ajudam a estimular a criatividade, a aumentar a capacidade de concentração, a desenvolver a coordenação motora e motricidade fina, a visão espacial e a expressão. – 

 

Existem inúmeros tutoriais na internet, desde os níveis mais básicos até os mais avançados. O canal de Jo Nakashima no YouTube tem quase 1 milhão de inscritos e playlists divididas por níveis de dificuldade na execução das peças.


giphy.com

7. Tente cozinhar um prato novo

Cozinhar é uma arte e aprender a fazer um prato novo pode se tornar uma diversão se você curte o desafio. Quem sabe você pode juntar os amigos, colocar um som legal e preparar uma janta para o grupo?

O App Larica Total é uma ótima pedida para quem ainda não tem muita experiência na cozinha: você encontra várias receitas feitas por chefs de cozinha, por usuários do App, e ainda dá pra enviar as suas.

 

Mas a cereja do bolo é que você pode buscar uma receita bacana listando os ingredientes que você tem na sua cozinha. É só colocar na lista: ovos, macarrão, molho de tomate, e pronto! – 

 


giphy.com

8. Escreva uma história

Que tal você mesmo escrever algo? Não estamos dizendo para você escrever uma obra prima, mas escrever pode te ajudar a relaxar, estimular a sua criatividade e organizar o pensamento. Dá pra seguir as nossas dez dicas para escrever cada vez melhor! pensando em melhorar a sua escrita, ou partir para algo mais solto – um poema, uma crônica ou até um conto?


giphy.com

9. Jogue videogame

Pode jogar videogame? PODE! Seja no console, no PC ou no smartphone, jogar ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, na agilidade das tomadas de decisões, na coordenação motora, e até no convívio social – fora que é muito divertido.

Se não for atrapalhar os estudos, está liberado e recomendado. 😉


giphy.com

10. Leia alguns posts do Blog do Me Salva!

Aproveite para descansar em casa e botar em dia as leituras do blog! Quem sabe a gente consegue te inspirar com as histórias dos nossos mestres e curiosidades científicas, ou a conhecer melhor diferentes profissões ou opções de intercâmbios?


giphy.com

E aí, curtiu as dicas? Nos conte as atividades que te ajudam a relaxar nos dias do vestibular e boas provas! 😎😎😎