Quantas vezes a gente já viu algum amigo ou parente fazendo aquele textão na internet com um monte de informações equivocadas? É muito importante estar bem informado para saber do que a estamos falando.

Além disso, todo o conhecimento que a gente agrega nos ajuda a escrever cada vez melhor: mais informações e referências vão incrementar o seu repertório para arrasar na redação e escrever muito além dos textões de internet.

Vem com a gente em mais esse episódio da série Pra Ler, Ver e Ouvir na Conexão Cultural! 😉

Pra ler > Porvir, site sobre Educação

O Porvir é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais. Funcionando como uma espécie de agência de notícias sobre educação, o Porvir produz matérias diárias sobre tendências e inovações que estão transformando a educação no Brasil e no mundo.

 

A ideia é inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira e incentivar a mídia e a sociedade a compreender e exigir inovações educacionais. –

 

Por que pensar sobre a educação? Ela pode ser o tema de sua redação? Achamos que sim, mas, além disso, podemos elaborar rotas de fuga a esse tema que é tão importante e, muitas vezes, desvalorizado.

Pra ver > Canal Itaú Cultural

No Canal Itaú Cultural no Youtube, você pode assistir a shows, exposições, mostras, espetáculos, palestras, entrevistas e outros eventos realizados pelo Itaú para divulgar a produção artística, refletir sobre ela e estimular o seu desenvolvimento.

 

– A dica é: se inscreva no canal para saber dos novos vídeos e escolha um vídeo por semana para assistir. As entrevistas revelam pontos de vista extremamente pertinentes à elaboração da nossa própria opinião. –

 

Vídeo com Renata Felinto, artista visual e pesquisadora. Youtube.

Nesse vídeo, a artista visual e pesquisadora Renata Felinto fala de sua vivência na zona leste de São Paulo e de como entrou em contato com o racismo estrutural. Ela discute questões de ancestralidade e comenta os estereótipos presentes no modernismo.

Pra ouvir > Elza Soares – Carne Negra

Elza Soares é uma cantora e compositora brasileira de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, samba rock e samba jazz.

A carne mais barata do mercado é a carne negra

Que vai de graça pro presídio

E para debaixo do plástico

Que vai de graça pro subemprego

E pros hospitais psiquiátricos

A carne mais barata do mercado é a carne negra”.

Performance de Elza Soares. Youtube.

A performance da cantora revela potência e indignação. Quando nos sentirmos aptos a expressar o que pensamos com tal força, estaremos prontos a escrever sobre qualquer tema!

Curtiu nossas sugestões para você saber mais e se informar? A Série Pra Ler, Ver e Ouvir da Conexão Cultural vai te deixar afiadíssimo(a) para escrever cada vez melhor. Nos conta nos comentários o que você achou! 😉