A Redação é a prova que tem peso igual pra todo mundo! Os temas que os vestibulares vão apresentar sempre são motivo de ansiedade para o(a) candidato(a), não é mesmo?! Por isso, o Conexão Cultural traz para você mais dicas do que Ler, Ver e Ouvir para mover as ideias e turbinar seu texto! 💪

Pra Ler > Eu sei, mas não devia

Seja o tema da Redação mais objetivo ou mais subjetivo, ler coisas diferentes do que você está acostumado(a) ajuda muito, pode ter certeza! Contos, crônicas e poesias são ferramentas que podem trazer aquela frase de efeito, ou aquela solução incrível para inspirar o título do texto.

“Eu sei, mas não devia” é um livro da escritora e jornalista ítalo-brasileira, Marina Colasanti. O conto trata da angústia dos dias, da nossa estranha habilidade em nos acostumarmos. Um texto ótimo para desenvolver temas que abordam as atividades do dia a dia e nossos desafios contemporâneos.

 

Além da leitura melhorar nosso vocabulário, a temática toca o leitor e o faz refletir. – 

 

Pra se inspirar: no vídeo, o ator Antônio Abujamra recita o texto de Marina. Youtube.

Mesmo que você não use nada do livro na sua próxima redação, temos certeza que ele estará na sua estante. 😉

Pra Ver > Estamira

Um documentário que você não pode perder é “Estamira”. A produção de 2005, de Marcos Prado e José Padilha, traz a história de Estamira, uma senhora que apresentava distúrbios mentais e trabalhava no aterro sanitário de Jardim Gramacho, local que recebe o lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro.

estamira_f_005-1Estamira fala de sua vida, tece reflexões e fala sobre Deus. Wikipédia.

O documentário apresenta um cenário que trata de uma realidade difícil e permite que Estamira revele a sua verdade ao mundo. A personagem nos provoca, dando espaço para a fala de uma mulher negra que filosofa sobre o seu cotidiano.

 

Com a consciência alerta e atenta, podemos escrever melhor. – 

 

Pra Ouvir > Sonic Youth – Youth Against Fascism

Música é sempre bom e o rock ‘n’ roll sempre foi um instrumento de contestação política. O que isso tem a ver com a redação? Tudo!

Sonic Youth foi uma banda de rock norte-americana, formada no ano de 1981, em Nova Iorque. Os caras são considerados pioneiros do rock alternativo.

sonic-youth-ablaze-5No início de sua carreira, o Sonic Youth foi associado com a cena No Wave de Nova Iorque. Wikipédia

“Youth Against Fascism”, algo como “jovens contra o fascismo”, é uma das músicas fortes da banda, que questiona o preconceito e intolerância na sociedade: you got a stupid man, you got a Ku Klux Klan”.

Dá pra curtir, treinar o inglês e, de quebra, encontrar alguma letra que dê uma forcinha na escrita! Coloca o fone de ouvido e partiu escrever!

Os estudos podem ser muito mais do que imaginamos! Informação, arte e cultura são de grande auxílio para escrevermos melhor. Fique ligado(a) no Conexão Cultural e saiba de ainda mais dicas para melhorar seu desempenho! Até lá. 😉