Muitas vezes rola aquele branco na hora de escrever uma redação, uma resenha crítica ou até um textão no Facebook, né? Faltam termos, argumentos, citações de peso e exemplos de situações históricas pra reforçar o ponto de vista.

Qual a solução? Pensar! Você sabia que todo tipo de conhecimento de que dispomos pode ser muito útil pra dar uma força nesse momento? Sim! Aquilo que lemos, assistimos e ouvimos nos ajuda a refletir e serve de referência para uma escrita mais consistente e de conteúdo interessante.

Na estreia do Pra Ler, Ver e Ouvir aqui no Conexão Cultural, vamos dar dicas pra você queimar a mufa, pensar sobre o mundo e mandar muito bem na escrita! Confere aí! 🙂

Pra Ler  > Revista Le Monde Diplomatique

O Le Monde nasceu na França, em 1954, e hoje é impresso em 25 idiomas. O Diplô como é chamado pelos franceses tem publicação mensal e traz reflexões aprofundadas sobre relações internacionais, economia e política, além de cultura, mídia, filosofia, literatura, artes e cinema.

As matérias especiais, artigos e reportagens analisam questões muitas vezes deixadas de lado pelos grandes veículos de comunicação e ajudam a desenvolver o pensamento crítico. A versão impressa no Brasil começou em 2007, mas você pode acessar o conteúdo online.

 

Para escrever bem, é preciso se manter informado! – 

 

LeMondeO Le Monde Diplomatique informa e estimula a análise crítica. www.reddit.com.

Pra Ver > Casa do Saber

“Para endossar suas ideias ou questionar suas certezas.” A frase que define esse canal do YouTube já diz a que veio. Com o comando da atriz Maria Fernanda Cândido, diversos pensadores renomados fazem reflexões sobre temas como cinema, ciência, política, arte, filosofia, história, música, religião e psicologia.

Os vídeos têm duração de, em média, 4 minutos, e são publicados todas as terças e quintas às 10h. O canal tem mais de 145 mil inscritos e soma cerca de 5,5 milhões de views.

 

Nessa jornada das ideias, você irá pensar sobre si mesmo, os outros e o mundo, ganhando conhecimento para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. – 

 

Você curte aprender sobre filósofos e escritores pra fazer referência nos seus textos? A Casa do Saber explica as teorias de grandes nomes como Michel Foucault, Edgar Morin, Zygmunt Bauman, Franz Kafka, Fiódor Dostoiévski e muitos outros!

Nesse vídeo, a doutora em neurociência, Claudia Feitosa Santana, fala sobre a percepção da realidade. Casa do Saber.

Pra Ouvir > Toda Poesia

Como o nome diz, aqui você encontra todo e qualquer tipo de poesia! O canal do YouTube traz vídeos com a leitura de diversos poemas e ainda abre espaço pra você pedir qual verso, trecho de música ou passagem de livro gostaria de ouvir. Até o Gregório Duvivier já passou por lá.

Vídeos novos são publicados toda segunda, quarta e sexta às 12h e têm duração aproximada de 2 minutos. Ouvir declamações de obras consagradas ou novas é uma boa forma de compreendê-las, além de ser uma fonte de inspiração para a escrita.

 

Nelson Rodrigues, Pablo Neruda, João Cabral de Melo Neto, Shakespeare, Ariano Suassuna e até músicas do Skank e Legião Urbana! – 

 

No canal, você vai poder se inspirar em poemas como o de Fernando Pessoa, “Quero Tudo Novo de Novo”. Toda Poesia.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Consumir conteúdo de qualidade é fundamental para alimentar a mente e ver o mundo através de várias perspectivas. Se liga no próximo post do Pra Ler, Ver e Ouvir e continue afiado(a) na arte da escrita! 📝