Pare, olhe, escute. Sabia que todo tipo de conhecimento que você absorve serve de inspiração pra mandar bem na escrita? Para escrever uma redação de conteúdo você também deve observar, questionar e rever conceitos.

 

É preciso interpretar e compreender referências para usá-las nos seu texto!

 

Nesse episódio da série Pra Ler, Ver e Ouvir do Conexão Cultural, vamos dar dicas bem bacanas que vão abastecer a despensa cultural da sua caixola, além de ajudar no exercício da reflexão para entender melhor o mundo. Bora estimular boas ideias?

Pra Ler > Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras

Esse site reúne informações sobre artes visuais, dança, música, cinema, teatro e literatura do Brasil. A estrutura dos mais de 5.600 verbetes (texto escrito de caráter informativo, como um dicionário) é dividida em biografias, comentários críticos e análises históricas de pessoas, grupos, instituições, eventos e obras, além de definições sobre termos e conceitos.

machado-de-assisNa Enciclopédia você encontra tudo sobre as obras de um dos autores mais pedidos nas leituras obrigatórias do vestibular: Machado de Assis. Foto: www.super.abril.com.br/blogs.

Ótima fonte de pesquisa e inspiração pra você utilizar infos e citações na hora de escrever!   

 

A ferramenta de busca do site é superacessível e vai facilitar sua navegação por textos, imagens, áudios e vídeos. Toda essa oferta de conhecimento é gratuita e já acumula 25 anos de credibilidade dos dados indicados.

Pra Ver > TEDx – Felicidade é aqui e agora

Já ouviu falar no TED? É uma organização sem fins lucrativos que começou há 25 anos, na Califórnia, como uma conferência de quatro dias. O objetivo é disseminar “ideias que merecem ser espalhadas” para instigar a reflexão e questionar nossos hábitos e comportamentos.

No vídeo, o professor fala sobre o paradoxo da felicidade: você mobiliza energia atrás daquilo que quer – e, quando consegue, não deseja mais. YouTube.

 

Essa reflexão interessante sobre o Ter x Ser vai enriquecer sua análise crítica! –

 

O TED criou o programa TEDx Talks, que promove palestras em várias cidades do mundo. As conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube. No vídeo que sugerimos, o professor, jornalista e escritor Clóvis de Barros Filho fala sobre a felicidade e a necessidade de viver e ser feliz no momento presente.

Pra Ouvir > Transa – Caetano Veloso

Difícil alguém por aí não conhecer o célebre artista Caetano Veloso. Entre suas diversas obras cultuadas, escolhemos “Transa”, lançada em 1972, que é considerado um álbum revolucionário do cantor e compositor baiano.

 

Com as músicas de Caetano, você vai ter contato com poesia e ainda aprender sobre fatos que marcaram a história recente do Brasil. –

 

Caetano produziu o álbum durante seu exílio em Londres, na época da ditadura militar no Brasil, mas voltou definitivamente ao país no lançamento do LP. Em trechos da música “Triste Bahia”, o cantor faz críticas ao status político brasileiro sob a forma de analogias para escapar da censura, prática comum dos artistas no período da repressão.

caetanoArranjos, musicalidade e carga emocional no processo de composição tornaram “Transa” um disco ícone da música popular brasileira. Foto: YouTube.

Para fazer referência a um poema de Gregório de Matos na letra da música, Caetano utiliza a intertextualidade, um dos recursos mais refinados da escrita, utilizado por quem tem o hábito de ler e escrever! Ótima técnica pra se inspirar, né?

Curtiu as dicas? Consumir conteúdo de qualidade é fundamental para ampliar seu conhecimento e deixar você muito mais seguro(a) na hora de escrever. 🙂 Não perca o próximo post com mais sugestões pra arrasar na arte da escrita! Até a próxima! \o/