Precisando de boas inspirações para melhorar a escrita? É sempre bom estar atento a coisas diferentes. Por isso, se liga em mais um post da Conexão Cultural com dicas Pra Ler, Ver e Ouvir! 😉

A arte de escrever exige conhecimento e, para nós, meros mortais, só resta se puxar!

Pra Ler > Quilombhoje

Para ampliar os horizontes, a leitura é essencial (deixa de preguiça!). Mas, quando lemos, acabamos sempre escolhendo os mesmos autores e as mesmas temáticas. Que tal diversificar nossa rede de escritores?

quilombhoje-trindadeO Quilombhoje apresenta diversos autores negros. Reprodução/Quilombhoje.

O Quilombhoje é um grupo paulistano de escritores fundado em 1980, com o objetivo de dar visibilidade à literatura afro-brasileira e discutir questões como autoestima dos afrodescendentes.

 

A valorização de escritores negros não diz respeito somente ao campo da Literatura, mas à criação de uma sociedade mais justa e igualitária. –

 

Por isso, o trabalho desenvolvido pelo grupo tem sido muito importante. Cursos, seminários e debates sobre literatura afro são organizados para incentivar o hábito da leitura e promover a difusão de conhecimentos e informações da cultura negra. Vale conhecer!

2Saraus e debates são alguns dos eventos promovidos pelo grupo. Foto: Quilombhoje.

Pra Ver > Documentário Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Você se considera uma pessoa preocupada com o meio ambiente? Gosta de abordar o assunto, mas faltam argumentos? Uma alternativa bem bacana é assistir ao documentário Cowspiracy, dos cineastas Kip Andersen e Keegan Kuhn.

Os autores se aventuraram em um assunto bastante polêmico e abordam a indústria agropecuária como a que mais tem destruído o planeta.

Desmatamento, emissão de Co² e o elevado consumo de água para a criação de gado são alguns dos assuntos apresentados no documentário.

3Cowspiracy, dos cineastas Kip Andersen e Keegan Kuhn, é um dos filmes mais recomendados sobre sustentabilidade, meio ambiente e consumo. Divulgação.

Pra Ouvir > Balada do Louco – Os Mutantes

🎶 “Dizem que sou louco por pensar assim/Se eu sou muito louco por eu ser feliz/ Mas louco é quem me diz” 🎶. Baita inspiração, hein? Experimente cantar essa estrofe perto dos seus pais, provavelmente eles completarão a letra!

Não conhece Os Mutantes? Os caras são ícones do Tropicalismo no Brasil. A banda de rock psicodélico foi formada no ano de 1966, durante o Tropicalismo, em São Paulo.

1Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias formavam o grupo. Wikipédia.

A irreverência dos Mutantes não está aí só para causar estranhamento, mas para estimular outras formas de música, de poesia e de arte. A sua argumentação na redação também pode apresentar outros caminhos!

 

Perceber as coisas de uma forma diferente também faz parte da escrita. –

 

O que tá esperando? Bora curtir o som e se inspirar! 🙂 Youtube.

E aí, curtiu? Com certeza a próxima redação será moleza! Arte, cinema, música e literatura são uma mão na roda para ampliar os horizontes. Confira mais dicas aqui e até a próxima! 😎