Congresso Nacional, políticos, Palácio do Planalto, mais políticos. Essa é a primeira ideia que vem à cabeça quando falamos em Brasília. Vamos desmistificar esse pensamento? O Conexão Cultural está aqui pra isso! Nesse post, vamos reunir pra você uma série de atividades culturais, e mostrar que conhecer os espaços da sua cidade é um complemento fundamental dos estudos. Partiu? 😉

1Lago Paranoá é uma das belezas naturais de Brasília. Foto: Bruno Pinheiro/Divulgação.

O Distrito Federal é repleto de museus e monumentos por todos os cantos. Muitos remetem a personagens importantes da história do Brasil, como, é claro, Juscelino Kubitschek, idealizador da cidade (uma aula fora da sala de aula!). Outra característica forte é o rock brasiliense, que bombou nos anos 80 muito por conta da Legião Urbana, uma das bandas mais influentes da música brasileira (mesmo que você discorde).

 

Monumentos e museus vão ensinar você sobre importantes acontecimentos da história do Brasil! – 

 

Em Brasília, você também pode tirar um dia pra fazer um piquenique no pôr do sol do Ermida, curtindo a vista do lago Paranoá; ou visitar o Templo Shin Budista Terra Pura, na Asa Sul; passear pela feirinha de artesanato da Torre da TV, que tem sempre algo interessante; ou até conferir uma partida de futebol americano no queridinho parque Olhos d’Água.

Dramatizando e aprendendo

No mês de julho, o Teatro Goldoni será palco da peça “Meu precioso cabaré”, drama musical ambientado em uma típica casa de apresentações noturnas no interior do Brasil, em 1959. Na trama, dois irmãos tentam manter vivo o sonho de ter uma casa de espetáculos. Entre muitos conflitos de opinião, Bob, um dos donos, resolve reunir a família para apresentar sua sobrinha Bela, uma jovem com síndrome de Down.

3A peça levanta discussões sociais, como o preconceito enfrentado pelas pessoas com Síndrome de Down (centro). Foto: Divulgação.

Ir ao teatro é um excelente exercício para estimular a sensibilidade e a reflexão sobre temas sociais. – 

 

O enredo explora os mistérios íntimos de doze personagens para revelar o maior segredo da família, escondido há 20 anos. Escrito e dirigido por Rômulo Mendes, o espetáculo aborda as discussões políticas da época sobre a nova capital do país, além do preconceito enfrentado pelas pessoas com síndrome de Down.

Memória Indígena

Projetado pela lenda da Arquitetura, Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas possui um grande acervo que passeia por essa cultura rica e dinâmica. Seu formato em espiral remete a uma maloca redonda no estilo da tribo Yanomami. Frequentemente, a instituição promove eventos que contam com a participação de representantes da comunidade indígena de várias regiões do país.

2Parte interna do Memorial, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foto: Lucas M. Graça.

 

Você irá aprender a respeitar costumes diferentes, além de entender as raízes da cultura brasileira! – 

 

A beleza da rampa curvilínea de acesso e da fachada com traços característicos vão encantar você! Na parte interna, existe um ambiente – a céu aberto – com areia no chão, onde os visitantes não podem pisar, pois é considerado um local sagrado para realização de danças e rituais. O Memorial é parada obrigatória para conhecer e refletir sobre a história dos índios e nossa conexão cultural com eles.

Se liga na Agenda!

Museu

  • O que: Memorial dos Povos Indígenas
  • Quando: Terça à sexta-feira: das 9h às 17h | Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h
  • Onde: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
  • $$: Gratuito
  • Mais info

Literatura

  • O que: Visita à Biblioteca Nacional de Brasília
  • Quando: Segunda à Sexta-feira: das 8h às 19h45 | Sábados e domingos: das 8h às 14h
  • Onde: Setor Cultural Sul (Esplanada dos Ministérios)
  • $$: Gratuito
  • Mais info

Ao ar livre

  • O que: Parque Ecológico Olhos d’água
  • Quando: Diariamente, das 6h às 19h
  • Onde: Localizado na Asa Norte, no Plano Piloto
  • $$: Gratuito
  • Mais info

Viu só? Brasília é política, mas também é cultura. Curtiu nossas dicas? Confere o que já reunimos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte!

Fica ligado(a), pois em breve vamos trazer ainda mais destinos e atrações por esse Brasilzão! Nos vemos por aqui 🙂