Todo ano nosso calendário marca diversas datas de feriados e homenagens.

 

Você sabe o que o dia 20 de novembro representa no Brasil? Então dá uma olhadinha no post que fizemos sobre o dia da Consciência Negra! – 

 

Um dia de Consciência?

Fora da África, o Brasil é o país mais negro do mundo! Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 52% da população brasileira é negra. Mas, mesmo sendo a população majoritária no país, o negro ainda luta por igualdade. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que: 

 

Os jovens negros brasileiros têm quase quatro vezes mais chances de serem mortos do que um branco. –

 

No Rio de Janeiro, cinco jovens cariocas foram executados com mais de 100 tiros pela polícia militar. De acordo com a Anistia Internacional, menos de 8% de casos como esse são julgados no país.

Em 2016, o IPEA também revelou que as mulheres negras ainda recebem os menores salários. Por isso o grande significado do 20 de novembro.

 

Um dia de consciência serve para gerar debates e reflexões para a construção de um país mais igualitário. –

 

Dizer que não há racismo no Brasil é negar a própria história do país e, principalmente, tirar dos negros e das negras o direito de se expressar contra a injustiça e alterar o futuro dessa história. É perder a chance de construirmos uma sociedade mais democrática. Refletir sobre a questão racial é o que nos faz conscientes sobre a necessidade da construção de uma sociedade mais justa todos os dias.

Confira no vídeo do professor André Azevedo da Fonseca a longa trajetória de luta pela liberdade do povo negro. Youtube.

Salve Zumbi! Salve Dandara!

A data é marcada pela morte de um grande guerreiro brasileiro: Zumbi dos Palmares. Junto com tantos outros negros que resistiram a séculos de escravização no Brasil, Zumbi esteve a frente do maior quilombo – local de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes – do período colonial brasileiro, o Quilombo de Palmares.

Palmares localizava-se na serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, região que hoje pertence ao estado de Alagoas.

zumbiImagem mais conhecida de Zumbi dos Palmares. Wikipédia.

Infelizmente, a história do negro ainda é muito atrelada à escravidão e, por consequência, à desigualdade. Se não estudamos com cuidado e atenção esse período, podemos ter a impressão de uma certa passividade ou mesmo tranquilidade durante a exploração escravocrata.

 

No Brasil, os negros e as negras lutaram muito pela liberdade. –

 

Existem poucas referências sobre Dandara, mulher guerreira que teve 3 filhos com Zumbi. O que se sabe é que Dandara suicidou-se quando presa, pois não aceitava voltar a ser escrava.

dandara-dos-palmares-3Dandara, grande lutadora pela libertação dos negros e negras escravizados no Brasil. Wikipédia.

Mesmo com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino no Brasil, essa prática ainda não acontece em muitas escolas e universidades.

Apesar da dificuldade de reconhecer que o estudo da história afro-brasileira (ou seja, da história do país!) é necessário, em cerca de mil cidades 20 de novembro é feriado: nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também, através de decretos estaduais.

E então, bora conferir algumas atrações que marcam a data por aí? 

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre essa data? Continue acompanhando a Conexão Cultural, sempre com dicas bacanas para você estudar e aproveitar o que a nossa cultura tem de melhor! Até mais! 👊🏿