O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira (05/01), algumas mudanças no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas calma, a gente explica! 🙌 A Portaria Normativa MEC nº 2/2017 determina mais autonomia para as instituições que utilizam o Sisu como método de ingresso.

 

Mas o que isso significa?”

 

O Sisu reúne universidades públicas que disponibilizam vagas para estudantes apenas com a utilização da nota do Enem, sem a necessidade de prestar vestibular. Para isso, cada instituição estabelece determinadas notas que devem ser atingidas pelos candidatos para concorrer a um determinado curso ofertado.

 

Nas edições anteriores, as instituições indicavam uma nota mínima para cada uma das provas do Enem. –

 

O que mudou?

A partir de 2017, as instituições públicas que utilizam o Sisu também poderão exigir, para cada curso e turno ofertado, uma média mínima referente a todas as provas do Enem. Mas elas também poderão indicar uma nota mínima para cada uma das provas (como já acontecia).

Há ainda a possibilidade de combinar esses dois métodos: usar a nota mínima por prova e também a média obtida com a soma das notas de todas as provas. 

 

O Ministério da Educação informou que a medida foi um pedido das próprias instituições e trará mais flexibilidade ao processo. – 

 

De acordo com o MEC, a mudança pode beneficiar estudantes que atingem uma média considerada adequada pela instituição, mas que apresentam desempenho inferior em alguma das provas.

Então, como ficou o Sisu?

Tudo depende do critério de seleção das instituições públicas de ensino superior, que poderão utilizar:

– Uma nota mínima para cada uma das provas do Enem;

– Uma média mínima referente a todas as provas do Enem;

– Uma combinação das duas.

E quando vai rolar?

O Ministério da Educação ainda não divulgou o calendário de inscrições do Sisu 2017, mas você pode ficar de olho no site oficial. Já a nota do Enem tem divulgação prevista para 19 de janeiro, segundo o MEC.

Fica ligado(a) por aqui, sempre vamos trazer as notícias mais importantes pra você! Até! 😉