20170914_600x300-min

Se eu te digo ‘Química’, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Na minha é VIDA!!! Eu vivo uma relação de amor com a Química desde quando comecei a percebê-la em tudo. Estudando, vi que ela explica diversos fenômenos que acontecem no nosso cotidiano, algo simplesmente fascinante!!!

Não é à toa que, se estudamos Química, conseguimos não só entender como também prever coisas que podem acontecer, desde as mais simples às mais complexas: Por que o refrigerante “vaza” quando abrimos a garrafa sem estar gelada? Por que chove? Como a gasolina fornece energia para o automóvel andar? Por que o micro-ondas esquenta a comida? Tudo isso está muito próximo de nós e na maioria das vezes é explicado pela Química. A prova do ENEM quer que você saiba compreender e explicar fenômenos, avaliar como se pode intervir em algo prevendo o que vai acontecer e relacionar propriedades com as finalidades dos compostos.

Nós preparamos uma listinha com os TOP 5 assuntos de química mais cobrados no Enem com base no que foi cobrado nas prova dos últimos anos. Olha só:

1. Estequiometria

Na Estequiometria estudamos a proporção entre os reagentes empregados em uma reação, bem como os produtos que podem ser formados. Aqui vão nos exigir conhecimentos de cálculos químicos como rendimento, pureza e excesso. É imprescindível ter na ponta da caneta o que é o mol e como se relaciona com a quantidade de moléculas ou átomos. Avogadro será o seu melhor amigo nessas questões! É legal também sempre dar aquele conferes no balanceamento das reações.

Ps: No final do post você encontrará uma mapa mental completinho para estudar toda a matéria que cai em Estequiometria.

2. Química Ambiental

As questões do ENEM buscam sempre contextualizar com o cotidiano e assuntos de grande importância, portanto é claro que a Química Ambiental estaria no top 5! Aqui vamos ver questões que envolvem a causa e como amenizar a poluição e o efeito estufa, por exemplo. Também é comum vermos questões sobre chuva ácida, o que a compõe e as reações envolvidas; problemas que causam a destruição da camada de ozônio, o uso dos CFCs, as funções orgânicas e catalisadores “naturais”; por fim, nesse tópico temos o lixo, mais voltado para o uso e destino final dos plásticos.

3. Eletroquímica

Estudo das pilhas e baterias e da eletrólise. Sabe o que são? É necessário entender esses processos de transformação de energia química em elétrica. Também são cobradas as reações de oxirredução e potenciais de redução, geralmente contextualizadas pelo descarte das pilhas e baterias e como isso impacta o meio ambiente.

4. Combustíveis e geração de energia

Cada vez mais buscamos formas de impactar menos o meio ambiente e, como o ENEM adora isso, o consumo de combustíveis é questão certa! A prova pode querer que você saiba sobre as diferentes formas de gerar energia, energia limpa, combustíveis fósseis, biocombustíveis e os impactos ambientais de cada um. Se liga: podem cair também as reações de combustão e o cálculo de energia envolvida.

5. Química Orgânica

O estudo dos compostos orgânicos. A questão é que compostos orgânicos estão presentes nos plásticos, sabonetes, combustíveis, bebidas, remédios, comidas e por aí vai, então pode cair a aplicação desses conhecimentos em diversas situações. É importante estar ambientado com a nomenclatura da Química Orgânica, saber identificar as funções e reações, assim como as características dos compostos orgânicos.

Gostou das dicas de conteúdos que mais caem? Então aproveita e acessa aqui para receber o mapa mental exclusivo que fizemos de Química para a matéria de Estequiometria!!