20170906_600x400

E aí, galera do Me Salva! Eu sou o professor Vicente, de História, e vou ajudar você nos estudos dando algumas dicas sobre os conteúdos que mais caíram nas últimas provas do ENEM. Antes de entrarmos de cabeça na nossa lista, vale lembrar que o ENEM adora História do Brasil e é por isso que ela domina o nosso ranking. Agora, duas dicas de brother:

1- A prova de Ciências Humanas costuma nos cobrar comparação entre textos. Se você se deparar com uma questão assim, foca na interpretação para ser feliz.

2- Questões que trazem charges, imagens, obras de arte e fotos nos ajudam muito, sabe por quê? É mais fácil lembrar os contextos históricos que estudamos a partir de imagens, do destaques dos personagens, dos objetos e das paisagens.

Agora que já sabemos como funciona parte da prova, vamos abordar na nossa lista um ranking dos conteúdos de História que mais apareceram na prova nos últimos anos, e também vamos disponibilizar uma mapa mental exclusivo sobre a Ditadura Militar. Vem com a gente!

1. Movimentos Sociais ao longo da história

Galera, o ENEM sempre nos cobrou reflexões acerca dos movimentos sociais que atuaram em defesa dos direitos civis e humanos em diversos períodos da História. Você deve ficar atento a alguns temas como:
– As conquistas das mulheres e as pautas do movimento feminista;
– A luta contra o apartheid, o racismo e a defesa de direitos civis na década de 1960;
– Questões indígenas e a demarcação de terras;
– As conquistas trabalhistas durante a Era Vargas.

2. República Velha

Muita atenção: esta fase se divide em dois períodos, a República da Espada e a República Oligárquica – e o ENEM ama de paixão esta segunda. Nos seus estudos, busque compreender a relação entre coronelismo, economia cafeeira e os conflitos sociais. Se liga nos tópicos: Constituição de 1891, Política Café com Leite, coronelismo, revoltas (Chibata, Canudos e Contestado) e os movimentos operário e tenentista.

3. Era Vargas

Como é um longo período que se estende de 1930 até 1945, a historiografia costuma dividir em 3 partes: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). Podemos falar em 4 fases se contarmos a volta de Vargas em 1950, pela via do voto popular e democrático. Algumas coisas que precisamos ter em mente para entender esse período: populismo, nacionalismo, CLT, indústria nacional, Petrobras, constituições de 1934 e 1937 e a  Ditadura do Estado Novo.

4. Ditadura Militar

Em todas as provas do ENEM caíram questões relacionada à Ditadura Militar, período que vai de 1964 até 1985. Atentem-se para o contexto da Guerra Fria, os conflitos durante o governo Jango e as bases de apoio ao golpe militar. Fique ligado nos atos institucionais (principalmente o AI-5), no milagre econômico, nos anos de chumbo e na reabertura lenta marcada pela Anistia e o movimento Diretas Já. Uma dica: também é legal observar o papel recente da Comissão Nacional da Verdade para o esclarecimento das violações aos direitos humanos no período.

Ps: No final do post você encontrará uma mapa mental completinho para estudar toda a matéria que pode cair sobre Ditadura Militar.

5. Brasil Colônia

O importante sobre esse tema é compreendermos como funcionava o sistema administrativo da Colônia e a formação social hierarquizada, isto é, a origem das nossas desigualdades. Atentem-se para a questão da escravidão nos ciclos econômicos do açúcar e do ouro, bem como os conflitos e revoltas sociais do período.

Gostou das dicas de conteúdos que mais caem? Então aproveita e acessa aqui para receber o mapa mental exclusivo que fizemos de História para a matéria de Ditadura Militar!!