matérias que mais caem no enem de física

Lá vem o ENEM perguntar “qual o efeito do sabão em pó quando lavamos roupa?”! POoOoOis é… Não só isso, mas interpretar algumas coisas que muitas vezes a natureza nos mostra na cara e por um motivo ou outro não pensamos sobre. Em resumo, o ENEM é uma prova que tenta nos mostrar e instigar a perceber a natureza e sua ordem. Que fófis! ^^

E como é feito isso? Abaixo vamos listar os top 5 assuntos de Física que mais caem no Enem para te ajudar a estudar e mandar bem na prova. Também disponibilizamos um super mapa mental de Eletrodinâmica. Vem com a gente!

1. Ondas e MHS

As provas do ENEM abordam tanto a propagação de ondas mecânicas e eletromagnéticas como cordas vibrantes, som, micro-ondas, luz visível, raio X e assim por diante. Dê uma atenção especial aos fenômenos ondulatórios e às noções de espectro de ondas eletromagnéticas. 😉

Quanto ao MHS (movimento harmônico simples), pode-se dizer que ele está ligado à Ondulatória por apresentar características comuns às ondas (período, frequência, amplitude) e porque pode, muitas vezes, “se fantasiar” de uma. Na prova são abordados fenômenos naturais ou induzidos pelo homem; em ondas e MHS não é diferente. As questões pedem uma interpretação da resposta da natureza expressa em forma gráfica ou por tabelas. Para resolvê-las é importante ter em mente os principais conceitos de cada tipo de onda, como e onde se propagam e a relação entre grandezas como velocidade, comprimento e frequência de uma onda.

2. Eletrodinâmica

Ela explica como se dá o movimento de cargas elétricas nos condutores (fios elétricos) e a dissipação/uso da energia que elas “carregam”. Além de entender bem como funcionam circuitos em série e paralelo, seja sistemático e organizado em questões desse tipo, pois a confusão com os dados do problema é muito comum.

O ENEM aplica Eletrodinâmica a problemas “cotidianos”, como funcionamento e especificações de dispositivos elétricos. Além disso, é bacana dar uma olhada no conceito de valores nominais (de venda) de produtos industrializados que formam os componentes de circuitos como lâmpadas e chuveiros, e a diferença entre ligá-los corretamente ou não. Lembra aí (eles adoram) que tudo que “brilha mais”, “esquenta mais”, ou seja, que tem efeito maior, está trabalhando com maior potência e, portanto, dissipa mais energia em um mesmo tempo!

Ps: No final do post você encontrará uma mapa mental completinho para estudar toda a matéria que cai em Eletrodinâmica.

 3. Dinâmica e Estática

Tenha em mente as três Leis de Newton, atrito, força elástica, conceitos de energia mecânica, trabalho, quantidade de movimento e sua conservação em colisões/explosões, impulso, Leis de Kepler e gravitação universal de Newton.

O ENEM propõe questões que façam o estudante lembrar do conceito físico que está envolvido. Então, antes de partir para o cálculo, pare, respire, leia atentamente a questão, busque na mente os conceitos envolvidos e só então vá para a luta. No ENEM, por mais que os textos sejam maiores, eles não são colocados lá à toa. Na estática, uma análise simples e atenta do problema normalmente basta.

 4. Cinemática

A Cinemática é o estudo do movimento de partículas sem se preocupar com o que as pôs em movimento, mas apenas com as características dele. Uma característica importante dessa matéria é que as informações úteis podem ser expressas de maneira simples na forma gráfica e esse recurso é bastante utilizado pela prova. É importante conhecer as características dos gráficos clássicos nos movimentos retilíneos (uniforme e uniformemente variado) e, quando aparece algum cálculo, lembrar das equações da cinemática e quando usar cada uma delas.

 5. Mistureba

As questões do ENEM não são mais (ou nunca foram) tão interdisciplinares, mas usam qualquer fenômeno natural interessante para cobrar o entendimento físico dele – talvez daí a ideia de interdisciplinaridade. Mas questão de Física é questão de FÍSICA!

Você, na mesma questão, pode precisar de conhecimentos de várias matérias. Como a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias muitas vezes não aborda apenas uma matéria da Física em um fenômeno físico, também uma questão pode exigir conhecimentos básicos de várias matérias da Física e, no final, um conhecimento em particular. Questões conceituais de geração de energia e sobre meio ambiente que envolvam conceitos físicos são frequentes.

Gostou das dicas de conteúdos que mais caem? Então aproveita e clica aqui para baixar o mapa mental exclusivo que fizemos de Física, para a matéria de Eletrodinâmica!!