Imagem destaque post assuntos de biologia que mais caem no enem

Dalê, pessoal! Sou o prof. Ronaldo, do Me Salva! Nesse texto vou trazer para vocês os assuntos de Biologia que mais caem no ENEM, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Como já indicado no nome, muitas das questões de Biologia estão relacionadas com problemas do cotidiano e aplicações dos conhecimentos biológicos, além de envolverem conhecimentos interdisciplinares. Além da apresentação dos top 5 assuntos que mais caem no Enem em Biologia, vamos disponibilizar um mapa mental exclusivo ao longo do post. Partiu?!

1. Ecologia

Não deve ser novidade para você que a Ecologia é o assunto da Biologia que mais aparece nas provas do ENEM. É importante você estudar questões relacionadas com a humanidade e o meio ambiente, como as que envolvem
problemas ambientais. Saber identificar as diferentes relações ecológicas, as diferenças entre os conceitos de hábitat, nicho, populações e ecossistemas e saber interpretar as cadeias alimentares vai te ajudar DEMAIS.
Compreender o processo de sucessão ecológica, o fluxo de energia nos ecossistemas e os ciclos biogeoquímicos também é importante, principalmente o ciclo de carbono e do nitrogênio. De forma geral, todos esses assuntos
aparecem em questões relacionadas com aquecimento global, fontes de energia, lixo e outros tópicos ambientais atuais.

Ps: No final do post você encontrará uma mapa mental completinho para estudar toda a matéria que cai em Ecologia

2. Fisiologia e Histologia

Questões relacionadas com o funcionamento do corpo humano são recorrentes nas provas do ENEM. Histologia especificamente não aparece tanto, mas o funcionamento dos sistemas (circulatório, respiratório, etc.) de forma contextualizada com o cotidiano nas pessoas é tema certo. Por exemplo: o que acontece no corpo durante a prática de exercícios físicos? Talvez os sistemas mais importantes para você saber sejam o endócrino e o digestório. Perguntas que abordam doenças relacionados com hábitos de vida são comuns, como a diabetes. Qual a relação da insulina com essa doença?

 3. Citologia

Saber sobre a estrutura e funcionamento da células, diferenças entre células procarióticas e eucarióticas, animais e vegetais é sempre uma boa pedida. As questões do ENEM sobre Citologia costumam focar bastante nas organelas celulares e suas funções. Dificilmente a questão vai pedir de forma direta a função de uma dessas organelas. É mais comum o enunciado relacionar a organela com alguma questão do cotidiano ou novas tecnologias. Por exemplo: se a questão falar de algum fármaco sendo pesquisado para inibir o ciclo de Krebs em células tumorais, em qual organela essa droga deve atuar?

 4. Genética e biotecnologia

Pensando nas provas mais recentes do ENEM daria pra colocar Genética como um dos assuntos mais cobrados, rivalizando com Ecologia até. É legal você chegar na prova tendo conhecimentos sólidos sobre as Leis de Mendel e os outros casos clássicos, como os que envolvem alelos múltiplos e conceitos como o de genótipo e fenótipo. Como a prova é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é muito comum aparecerem questões que envolvem biotecnologia. Certamente para você compreender as biotecnologias é interessante também saber sobre conceitos e processos básicos em Biologia molecular. Assim, é importante saber os mecanismos relacionados com os processos de replicação, transcrição e tradução. Sobre biotecnologias, vale também dar uma revisada em transgênicos e suas aplicações.

 5. Microbiologia e parasitologia

Como o ENEM é uma prova que tenta trazer os conteúdos para o dia a dia dos estudantes, é muito comum apareceram questões sobre doenças. Dessa forma, além de saber questões básicas de Microbiologia que envolvam vírus, bactérias e protozoários, é interessante reconhecer as principais doenças associadas. O estudante não precisa saber tudo sobre todas as doenças, mas vale dar uma olhada nos agentes etiológicos (causadores), nos vetores, na forma de transmissão e nas medidas profiláticas de cada uma. Entre as doenças causadas por vírus – entre todas as doenças, na verdade – a que mais cai é certamente a dengue. Doença de Chagas também é tema frequente. Doenças causadas por vermes também costumam aparecer, e a que é mais cobrada é a esquistossomose..

Bem, pessoal, acredito que essa seja uma lista de assuntos mais cobrados bem legal para vocês darem uma olhada. Um conteúdo que aparece bastante e fica de brinde aqui é Evolução. Questões que envolvem conhecimentos sobre mecanismos evolutivos, como a seleção natural, variabilidade genética e interpretação de cladogramas são temas recorrentes. Uma última dica importante é: leia o enunciado com calma! Bons estudos!

Gostou das dicas de conteúdos que mais caem? Então aproveita e acessa aqui para receber o mapa mental exclusivo que fizemos de Biologia para a matéria de Ecologia!!